top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Atendimentos especializados à população marcam Dia Mundial da Saúde Bucal


O município mantém cerca de 50 consultórios odontológicos


Quem nunca ouviu essa frase: “A saúde começa pela boca”? Criado para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, em 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Em Macaé, a prefeitura oferece uma ampla rede de assistência odontológica, com serviços especializados em consultórios fixos e itinerante.


A coordenado

ra de Odontopediatria, Carla Bittencourt, lembra que são cerca de 50 consultórios atendendo a toda a população. “A gestão municipal vem atuando prioritariamente para a melhoria da qualidade de vida da população, com um atendimento humanizado e resolutivo”, frisou.



Carla acrescentou que a data vem ao encontro das ações oferecidas pelo município. Além do atendimento nos consultórios, a equipe de Educação em Saúde da Coordenação de Odontologia atua nas escolas e eventos oferecendo um serviço preventivo com palestras, distribuição de folhetos e de kits de higiene com escova, fio e creme dentais.



Além do atendimento clínico geral, também é oferecido serviço odontológico especializado através do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que conta com oito consultórios e uma sala de Fretonomia. O local oferece as especialidades de endodontia, prótese, estomatologia, cirurgia, odontopediatria, periodontia, bucomaxilofacial e atende a pacientes com necessidades especiais. A unidade possui emergência, que funciona 24h.



O município conta com unidades odontológicas que funcionam na região serrana, área central, bairros e unidades da Estratégia Saúde da Família. Na serra, as equipes atuam nas unidades de saúde de Areia Branca, Bicuda, Trapiche, Córrego do Ouro, Frade e Sana.


Móvel – Neste mês, o prefeito entregou a Unidade Móvel Odontológica que irá ampliar a cobertura da rede de Saúde Bucal para regiões da cidade com grande demanda. A unidade móvel possui cadeira odontológica e equipamentos que garantem a realização de procedimentos como extração, restauração, aplicação de flúor e tratamento de gengiva.


De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. A falta de uma higiene bucal adequada pode causar não apenas a perda de dentes e doenças na boca, mas provocar ou agravar outras enfermidades. A visita regular ao dentista pode reduzir esses números.


* Jornalista: Genimarta Oliveira / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:





Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page