top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Ação de Educação Oceânica é destaque neste sábado

 “Iurukuá” promove ações interativas com a comunidade sobre a adoção de hábitos sustentáveis para conservação e saúde dos oceanos e dos seres que o habitam



No próximo sábado, dia 4 de maio, a comunidade de Cidade Praiana, em Rio das Ostras (RJ), terá a oportunidade de participar de uma programação especial de Educação Oceânica, das 9h às 12h. O evento, que ocorrerá próximo ao Centro de Referência de Assistência Social - Cras, tem entrada gratuita e visa promover uma reflexão sobre os impactos antrópicos (causados pelos humanos) sobre os ecossistemas marinhos e as formas de contribuir para saúde dos oceanos e seus habitantes.



Promovida pelo Projeto Iurukuá, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a iniciativa contará com atividades dinâmicas e interativas, envolvendo os moradores locais. Entre os objetivos da ação está a apresentação da diversidade de tartarugas marinhas brasileiras e as que ocorrem e desovam em Rio das Ostras, além de discutir os impactos da atividade humana nos ecossistemas marinhos, no meio ambiente e possíveis formas de contribuir para a sua conservação.



O professor Vinícius Albano Araújo, coordenador do projeto, destaca a importância da conscientização da comunidade sobre a preservação dos oceanos e seus ecossistemas.


 "O Projeto Iurukuá dissemina a Educação Oceânica no estado do Rio de Janeiro, e neste sábado convidamos a comunidade do Jardim Mariléa para uma ação coletiva que possa provocar na população um pertencimento e vontade de contribuir para a preservação dos oceanos. A oficina tem atividades para todas as faixas etárias, com linguagem acessível e inclusiva. Uma oportunidade de compartilharmos ideias sobre mudanças de hábitos que podem contribuir para a natureza", explica o professor.


A atividade está inserida em uma pesquisa científica do projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM-UFRJ) e tem o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.


SERVIÇO

Evento: Educação Oceânica – Projeto Iurukuá UFRJ-NUPEM

Local: Rua Serafim Bastos – Cidade Beira Mar

Data: 4 de maio (sábado)

Horário: Das 9h às 12h (manhã)

Classificação: Livre


* Texto: Jornalista Bruno Pirozi / Assessoria de Imprensa e reportagem / ffotos: Divulgação


38 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page