• Jornal Esporte e Saúde

Zani Rocha, a artesã que surpreende em suas criações

"Cada obra de arte é única, assim como o seu criador"




Único e belo é cada trabalho da artesã Zani Rosa, que traduz através de suas mãos a inspiração das criações. Zani, simplesmente, olha a matéria bruta e busca ali, sua arte escondida. E, tudo vai tomando forma e a transformação acontece, deixando os apreciadores emocionados com tamanha sensibilidade.


Zaninha, como é chamada, carinhosamente, pelos amigos, é natural de Carmo e há oito anos vive em Campos dos Goytacazes, também município do Estado do Rio de Janeiro. Sempre foi ligada à arte, todas as atividades que realizava envolvia a arte. Mas o seu amor pela cerâmica falou mais alto quando recebeu um convite para frequentar o curso que faz parte do projeto Caminhos de Barro, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).


Sempre disposta a aprender, como ela mesmo diz, "somos eternos aprendizes", se dedicou aos estudos da cerâmica e definiu a arte de criar através do barro, como seu modo de vida. O curso desenvolveu suas habilidades para as criações, habilidades estas já existentes, e com a técnica, Zaninha foi se especializando cada vez mais, tanto que seu conhecimento não estacionou, no próximo dia 12 ela irá atuar como professora e deixar fluir a beleza da arte e criação em cada ideia e pensamento dos futuros artesãos.




"A arte da cerâmica me fascina, passei por vários obstáculos, mas isso não foi motivo de desistência. Não vou mais parar de estudar e descobrir a cada dia uma nova inspiração para as minhas criações. Motivação e garra sempre", pontuou a artesã com brilho no olhar ao apresentar seu trabalho, uns prontos e outros ainda tomando forma, traduzindo sensibilidade e beleza dessa arte.


Atualmente, Zaninha expõe suas criações espontâneas e inspiradoras para a venda, em sua residência e oportunidades como feiras e projetos. A amiga Regina Berto, pedagoga, se encantou com o desenvolvimento do trabalho e a força de vontade de Zaninha em não parar depois de aprender a técnica e sim continuar se especializando com o objetivo de sempre melhorar.




"Eu admiro muito o trabalho de Zani Rosa, ela nos surpreende pela inspiração e talento. Realmente é um trabalho que não pode parar, é preciso sempre estar atenta às oportunidades de cursos e especializações. Parabenizo minha amiga e convido a todos para conhecer esse trabalho", registrou Regina, que tem peças feitas por Zaninha como decoração de sua casa.




O artesanato é o próprio trabalho manual utilizando-se de materiais naturais ou simplesmente do ato do artesão, são traduções da cultura popular. Seu processo de construção é sutil e o resultado final surpreende, pois nada fica igual, cada peça tem a sua identidade e beleza, traduzindo ali a alma do artista.


* Jornalista Mônica Braga/fotos: Divulgação.










17 visualizações0 comentário