top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Verão é época de escorpião: saiba como se prevenir e evitar acidentes


Foto: Reprodução internet


Popular no verão por conta do clima úmido e quente, o escorpião é um grande vilão que precisa ser combatido. Abrigado geralmente em esgotos e entulhos, ele causa graves acidentes que podem ocasionar mortes por envenenamento. Com o intuito de alertar você a respeito e também pontuar maneiras de como se livrar desse animal peçonhento, a Solaris preparou um artigo especial.


Como o escorpião se comporta


Os escorpiões que rodeiam a zona urbana geralmente se alimentam de baratas e, por isso, a primeira dica é se atentar a locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. Como as baratas também aparecem dentro de casa, uma das formas de evitar ambos é tomar algumas medidas como: usar ralos no chão, pias e tanques e vedar as frestas nas paredes.


Mesmo com todas as precauções para não ter surpresas dentro de casa, verificar roupas e calçados antes de usá-los também é uma recomendação importante. Outra dica básica é evitar o acúmulo de entulhos e lixo doméstico, locais em que os escorpiões aparecem com mais frequência.


Acidentes com escorpiões


As pessoas que estão mais vulneráveis a uma picada de escorpião são os trabalhadores rurais, da construção civil e crianças, pois são quem geralmente permanecem nos quintais ou manipulam objetivos em que ele pode se esconder.


Os sintomas de uma picada de escorpião são: dor imediata, vermelhidão, inchaço e suor. Há também indícios de vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro.


Porém, em casos de picada, a recomendação é procurar auxílio médico. Apenas um profissional será capaz de avaliar corretamente o ocorrido e então realizar o procedimento adequado. Ele também será o responsável por munir a pessoa ou responsável com as devidas orientações.


Medidas de contenção


Agora que você já entendeu os perigos que o escorpião pode causar é hora de prevenir seu aparecimento. Os escorpiões, bem como as aranhas, são aracnídeos e possuem resistência genética a alguns produtos inseticidas o que os tornam, naturalmente, mais resistentes aos esforços de controle. Por isso, a Solaris utiliza produtos químicos que são comprovadamente eficazes e autorizados pelo Ministério da Saúde para esse uso específico, sem prejuízos para o meio ambiente. Ficou interessado? Entre em contato e solicite um orçamento. Iremos prontamente lhe atender!



Divulgação:



Domingou por aqui 😎!

Funcionando neste domingo a partir das 11 horas, vemmm 🐢🐢


Macaé - RJ



31 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page