A princípio, imunização está centralizada em seis postos de saúde da Cidade
Vacina da Dengue tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos Foto Ministério da Saúde / foto: Divulgação
Rio das Ostras começa nesta segunda-feira, dia 10, a aplicação da tão aguardada vacina contra a Dengue. O público-alvo são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foram destinadas ao Município 2 mil doses do imunizante, que visa garantir proteção contra o vírus da dengue, sendo segura e eficaz para combater os quatro sorotipos virais (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
UNIDADES - Neste primeiro momento a imunização acontece em seis unidades, das 8h30h às 16h30, conforme a seguinte organização:
Às segundas-feiras, a vacinação acontece na Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Mar do Norte.
Às quartas-feiras, vacinam o público-alvo as unidades de Estratégia de Saúde da Família de Cidade Praiana e do Âncora
Às quintas-feiras, o atendimento acontece nas Unidades de Cantagalo e Rocha Leão.
O Polo de Vacinação da Secretaria de Turismo realizará a imunização de segunda a sexta-feira.
A vacina tem esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira (D1) e a segunda (D2). Crianças infectadas com a dengue devem aguardar seis meses, após a recuperação, para iniciar o esquema vacinal.
Caso a criança contraia a doença após a D1, o intervalo de três meses para a D2 não é alterado, porém, a D2 não deve ocorrer em um período inferior a 30 dias do início da doença.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - Para a vacinação, é necessário apresentar documento original da criança/do adolescente, como RG ou certidão de nascimento, carteira de vacinação, como também um documento original do responsável.
Natália Lopes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltou que o Brasil é o único país que disponibiliza a vacina contra a Dengue de forma gratuita para uma faixa etária da população.
“A vacinação para as crianças é muito importante, já que elas fazem parte do grupo de risco da dengue. Todos os responsáveis devem procurar as unidades vacinadoras para realizar o esquema vacinal contra a doença. A vacina é segura”, concluiu a coordenadora.
* ASCOMTI Rio das Ostras
Коментари