top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Vírus de celular evolui e agora rouba dinheiro da conta da vítima

Banco Inter e o PagBank também são alvos do programa malicioso GoatRAT, apesar do link inicial ser voltado a clientes do Nubank


Malware GoatRAT fica mais perigoso e ameaça bancos Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O GoatRAT, vírus conhecido por atuar de maneira silenciosa em aparelhos telefônicos, acabou de ganhar uma atualização que o deixou ainda mais perigoso: agora, o malware tem a capacidade de roubar transferências Pix de celulares.


É o que diz a empresa de cibersegurança Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL) no mais novo relatório publicado em seu site.


Segundo a CRIL, o golpe foca em usuários do Nubank e começa a partir de um link malicioso enviado a usuários que se passa por uma página oficial do roxinho, escrito "nubankmodulo". Quando a URL é aberta, o internatua é automaticamente redirecionado para um segundo site, que por sua vez faz o download de um arquivo no aparelho de forma automática.


A partir disso, os criminosos usam recursos do próprio celular para invadir os sistemas de pagamento e roubar transferências via Pix. Apesar do link inicial ser voltado a clientes do Nubank, a empresa afirma que o Banco Inter e o PagBank também são alvos do programa malicioso.


Os três bancos foram procurados por Byte para esclarecimentos, mas, até o fechamento desta notícia, nenhum havia se posicionado sobre o assunto.


Como se proteger de vírus no celular


A regra básica para fugir de dor de cabeça com programas mal intencionados nos aparelhos é a cautela. Confira abaixo algumas dicas de como evitar vírus no celular:


- Só baixe aplicações de lojas oficiais, como a Google Play Store ou a App Store da Apple;

- Não clique em links enviados por números ou endereços de e-mail desconhecidos;

- Sempre utilize biometria para bloqueios;

- Só use redes wi-fi gratuitas se for extremamente necessário;

- Considere baixar um app antivírus.


* https://www.terra.com.br/Laura Intrieri


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page