top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Unidades escolares em Macaé se preparam para volta às aulas nesta segunda-feira



A Secretaria de Educação finaliza todos os detalhes para a volta às aulas nesta segunda-feira (6) em 106 unidades, além das quatro unidades do Cemeaes, Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Faculdade Municipal de Macaé Professor Miguel Ângelo da Silva (Femass), unidades de Ensino Médio, Pré-vest e Colégio de Aplicação. Toda a infraestrutura física, tecnológica, de limpeza, merenda e transporte escolar, além das equipes de diretores, professores, merendeiras, porteiros, auxiliares estão prontos para receber os alunos.


A diretora do Colégio de Aplicação, Wanessa Leal, informou que uma aula inaugural vai receber o total de 270 alunos do Ensino Médio que vão estudar em horário integral. “Para a primeira semana estamos preparando atividades de integração, tudo organizado pelos veteranos do segundo e terceiro anos junto com os professores, para acolher os calouros que estão chegando pelo processo seletivo”, destacou Wanessa, acrescentando que haverá gincanas, circuito de disciplinas eletivas e rodas de conversa.



Duzentos e quinze alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Celita Reid começam a estudar no Pré I, Pré II e Maternal 2 (alunos já matriculados no ano passado). De acordo com a diretora Soraia Mothé, os professores finalizam a preparação de murais, alfabetos, quadros de bem-vindos. “Também vamos fazer gincanas e teatros”, enumerou.



O horário para o período de adaptação (acolhimento inicial) é para turmas de maternal, Pré I e Pré II: em fevereiro, na semana de 6 a 8, no primeiro turno das 7h30 às 9h30 e o segundo turno das 13 às 15 horas para turmas de horário parcial. Para turmas de horário integral, das 7h30 às 10h30.



Na semana de 9 a 10, no primeiro turno, de 7h30 às 10h30 e no segundo turno, das 13 às 16 horas. Para o horário integral, das 7h30 às 14h30. A partir do dia 13, para turmas de horário parcial, o horário será normal, assim como para alunos de horário integral.



Acolhimento promove pertencimento ao ambiente escolar


De acordo com a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, durante o período de adaptação, as atividades pedagógicas de planejamento e formação serão realizadas no espaço escolar. “O acolhimento, a escuta e a receptividade devem acontecer em todos os dias letivos, mas no início do ano é muito importante criar um clima agradável, onde todos se sintam bem-vindos e pertencentes ao ambiente escolar. Para isso, toda a equipe gestora deve estar presente, estimulando o entrosamento, em busca do sentimento de pertencimento do grupo”, ressaltou.


Em março, turmas de maternal I e II (matrículas novas), para o período de adaptação (acolhimento inicial), na semana de 6 a 8, turmas de horário parcial estudam de 7h30 às 9h30 no primeiro turno e de 13 às 15 horas no segundo turno. Para turmas de horário integral, de 7h30 às 10h30.


Na semana de 9 a 10, o primeiro turno estuda de 7h30 às 10h30 e no segundo turno de 13 às 16 horas. Para alunos de horário integral, de 7h30 às 14h30.


A partir de 13 de março, o horário é normal para quem estuda em horário parcial e integral. Mariana salientou que está tudo pronto para as escolas criarem um ambiente propício para os reencontros. “Lanches, mensagem de boas-vindas, dinâmicas e vivências de sensibilização serão promovidas. Depois desse acolhimento especial, o momento será de informes e orientações”, observou.


* Texto: Janira Braga / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page