top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Unamama promove programação, lança lenços e camisas no Outubro Rosa fazendo homenagem a Isis Borges



O mês de Outubro, conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, é o período em que a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (UNAMAMA) promove ações visando angariar recursos para compra de mamografias e ultrassonografias que são doadas na instituição. Uma das ações deste mês é a venda de camisas e lenços pintados pela artista Vivian César e costurados pelas alunas do curso de corte e costura da oficina gratuita de empreendedorismo feminino da instituição. A instituição está fazendo uma homenagem a jornalista que faleceu recentemente vítima de um câncer: Isis Borges, por isso a programação se chama Outubro Rosa: "Um legado a Isis Borges".


Empresas e Instituições interessadas nas palestras da Unamama devem fazer seu agendamento através do zap (22) 999923283. O tema da palestra é “Conversando sobre o Câncer”, ministrada pela ex paciente Margarida Barcelos com Marilena Garcia em vídeo. A contrapartida para empresas e instituições privadas são doações de exames. Outras opções de colaboração para instituições públicas e privadas: doação de absorventes, compra de camisas, lenços ou insumos para os cursos gratuitos.


Este ano parcerias foram estabelecidas para a realização da programação, iniciada esta semana com a exposição "Ísis Maria - A Mulher que acorda para viver", com curadoria de Patrícia Barboza, no Solar dos Melos; e uma mesa redonda promovida pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior chamada: “Outubro Rosa” – Que as flores do Outubro Rosa brotem mais fortes que o tempo! , realizada na Cidade Universitária no dia 04. Ambas agendas com vendas de camisas e lenços da Unamama.


A programação prossegue com a participação da Unamama no VI Macaé Beer Fest, entre os dias 05 e 07, no estacionamento do Shopping Plaza Macaé; e a partir do dia 10 na exposição fotográfica do Shopping.


No final de semana do dia 20 de outubro ao dia 22, haverá mais uma edição do Circuito Gastronômico Unamama, com a participação de 16 restaurantes da cidade e associados do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, que doam uma porcentagem da venda de um item do cardápio seja prato, drink ou sobremesa, comercializados nestes dias, cuja renda é revertida para Unamama.


Já no dia 27, haverá um desfile no restaurante Ilhote Sul com as lojas Immense e Mr Cat. E no dia 29, sábado, a remada rosa, em parceria com o clube de canoa havaiana Macaé Hoe na Lagoa de Imboassica. Uma manhã de remo, café, ginástica e dança.


Há 15 anos a Unamama realiza eventos beneficentes, culturais, sociais, gastronômicos, palestras, bazares, exposições fotográficas, vende camisetas, lenços e o livro de autoria de Marilena Garcia “Rede de Ação e Afeto”, cujas rendas são totalmente direcionadas para compra de exames doados para as mulheres que procuram a Unamama.


Após a pandemia, a UNAMAMA ampliou seu quadro de voluntários e parceiros. Foi criada a Cozinha solidária e implantado cursos visando o Empreendedorismo com oficinas de qualificação nas áreas de culinária, artesanato e estética. Além disso, a UNAMAMA também criou o Espaço de Cura com práticas de terapias.


Tanto para se inscrever nos cursos quanto para agendar o atendimento no Espaço de Cura, a solicitação é a contribuição com doação de absorventes para a campanha de dignidade menstrual. Esses absorventes são doados para as unidades de ensino públicas e instituições.


A idealizadora e fundadora da instituição, a paciente Marilena Garcia, relembra que através da realização de palestras centenas de pessoas se tornaram multiplicadoras das informações sobre como fazer o autoexame e a importância da mamografia e ultrassonografia. Hoje em dia a Unamama tr…






* Texto: Jornalista Waleska Freire / assessora de imprensa / fotos: Divulgação




28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page