top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Tecnologia e integração impulsionam queda da criminalidade em Casimiro de Abreu nos últimos três anos


A cidade de Casimiro de Abreu vive um momento de significativa redução nos índices de criminalidade desde 2021. Nos últimos três anos, com a implementação de estratégias integradas de segurança e o uso de tecnologia avançada, a cidade viu uma melhoria notável na segurança pública.



Dados fornecidos pela Central de Vídeo Monitoramento, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, revelam números expressivos que refletem o impacto das medidas adotadas. Entre abril de 2023 e março de 2024, o Centro de Controle Operacional (CCO) registrou um total de 700 ocorrências, incluindo 30 prisões e 50 veículos recuperados com o auxílio das câmeras de monitoramento. Além disso, foram feitas 25 recuperações de materiais provenientes de roubo ou furto, e 295 alertas e abordagens para verificação foram realizadas​.



A Central de Vídeo Monitoramento recebeu um total de 300 denúncias. Esse canal de comunicação, disponível 24 horas por dia, permitiu que a população tivesse um meio direto de relatar atividades suspeitas e crimes, facilitando a rápida atuação das forças de segurança.



Foram recuperados 25 itens provenientes de roubos ou furtos, o que demonstra a eficácia do monitoramento constante e a capacidade de resposta rápida das equipes de segurança.



Além disso, o sistema de vídeo monitoramento emitiu 295 alertas, resultando em abordagens preventivas para verificação. Ações preventivas que são essenciais para coibir crimes antes que ocorressem. Com a ajuda das câmeras de segurança, que auxilia cada vez mais na identificação dos criminosos, foram efetuadas 30 prisões e recuperados 50 veículos roubados, graças à tecnologia de captura de placas instalada nas entradas da cidade, que registrou todos os veículos que entraram e saíram de Casimiro de Abreu.



O sistema de vídeo monitoramento de Casimiro de Abreu conta com 80 câmeras espalhadas estrategicamente por todos os distritos do município, cobrindo 80% do território. Operando 24 horas por dia, o sistema é gerido por três operadores: um policial militar e dois guardas civis, o que garante vigilância contínua e respostas rápidas a incidentes.



Além das câmeras de monitoramento, outras iniciativas tecnológicas foram implementadas, como o botão de pânico nas escolas e o SOS Mulher, ambos conectados diretamente à central e gerando alertas imediatos em caso de emergência.



O sistema de vídeo monitoramento também possui georreferenciamento, que acompanha a movimentação das viaturas mais próximas do local da ocorrência, possibilitando uma resposta rápida em caso de emergência. O investimento total anual do sistema foi de R$ 2 milhões e 100 mil, financiado pelo Fundo Municipal de Segurança.



O ex-secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Wellington Lima, que é formado em Segurança Pública, possui pós-graduação em Gestão Pública e Direito Público, especialização em prevenção do uso de drogas e atualmente está cursando bacharelado em Administração Pública, comentou sobre os fatores que contribuíram para a redução da criminalidade no município durante a gestão dele.



O ex-secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Wellington Lima, que é formado em Segurança Pública, possui pós-graduação em Gestão Pública e Direito Público, especialização em prevenção do uso de drogas e atualmente está cursando bacharelado em Administração Pública, comentou sobre os fatores que contribuíram para a redução da criminalidade no município durante a gestão dele.



"Atribuo essa redução à integração que nós temos, que é algo muito forte na cidade e tem trabalhado desde o início da nossa gestão. O uso da tecnologia e a inteligência, com a implantação do sistema de vídeo monitoramento, ajudou bastante na prevenção de diversos crimes em Casimiro, assim como os investimentos que o município tem feito, seja com o sistema de vídeo monitoramento, seja com o aumento do efetivo do PROEIS, seja na guarda municipal".



Wellington, que é servidor público de carreira e ex-membro das Forças Armadas, explica a importância da atuação do governo municipal na redução dos índices de criminalidade.



"Hoje temos uma Guarda Municipal mais atuante, mais presente nas ruas. Assumimos a responsabilidade para garantir a segurança das pessoas juntamente com os demais órgãos federais e estaduais", finaliza.


* Assessoria de imprensa / fotos: Divulgação

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page