top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Solar dos Mellos abre 21ª Semana Nacional de Museus na segunda-feira


O destaque é a exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’

Foto arte: Reprodução internet


O Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que anualmente lança a Semana Nacional de Museus (SNM), divulgou a temática de sua 21ª edição: ‘Museus, sustentabilidade e bem-estar’. Uma programação especial para integrar o evento nacional foi preparada pelo Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, de 15 (segunda-feira) a 19 (sexta-feira) deste mês, das 10h às 17h. O destaque é a exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’. Toda a programação é gratuita.

A abertura do evento será na segunda-feira (15), às 10h, com a vernissage da exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’. Serão exibidas peças desta importante manifestação popular do município, que acontece espontaneamente no período de Carnaval. De acordo com os curadores, os bois pintadinhos se incluem nos conceitos de sustentabilidade e de bem-estar. Esta manifestação, que representa a diversidade cultural, promove o bem-viver das pessoas e a inclusão social durante sua trajetória de Folguedos. Além disso, são utilizados materiais reciclados em sua confecção artística pelas comunidades locais. Atualmente, alguns grupos aderiram a inovações tecnológicas na produção do boi.

“É um prazer muito grande receber esta exposição que é para todos. É para mostrar um pouco da nossa história e raiz para as crianças das escolas e para os turistas especialmente. É buscar em nossa ancestralidade a compreensão de muito que a cultura popular de nossa cidade tem hoje”, diz o secretário de Cultura, Leandro Mussi.


A diretora do Solar dos Mellos, historiadora e pesquisadora sobre a cultura regional e popular, Patrícia Barboza, que se voltou sobre os bois pintadinhos, diz que a história destes bois em Macaé já tem mais de cem anos e que sua manifestação durante o Carnaval só acontece em nossa região.


“O boi é um símbolo de força em várias regiões de nosso país. Ele chega em Macaé vindo de Campos de Goytacazes-RJ e do Espírito Santo e em cada lugar vai se modificando. É uma cultura popular, de comunidade e tradição. Vamos destacar o boi Suave Veneno, que passou de avô para pai, para filho e, assim, sucessivamente para os netos e adquiriu muitas vitórias na avenida. Encontrei no bar do senhor Preto, no bairro Nova Holanda, um carinho pelo boi que nos dá a certeza que esta história não irá morrer em Macaé”, salienta.


A proposta da Semana Nacional de Museus é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. A temática apoia saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra, três dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).


O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. O espaço da Secretaria de Cultura de Macaé, com entrada e eventos gratuitos, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para mais informações é o (22) 2759-5049.


Programação



15/05, às 10h – Abertura da exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’


16/05, das 9h às 11h - Visita Mediada - Apresentação do Museu, com informações históricas


da casa, da família Mello, da cidade e da exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’



17/05, das 9h às 11h – Visitação de alunos das escolas públicas ao Centro Cultural do Legislativo - Projeto Lugares de Memória especial da 21ª SNM.



18/05, das 9h às 11h - Visita Mediada - Apresentação do Museu, com informações históricas

da casa, da família Mello, da cidade e da exposição ‘Bois Pintadinhos - Cultura, Tradição e Sustentabilidade’. Direcionada ao público escolar.


19/05, das 19h às 21h - Exibição do curta-metragem ‘O Canto do Rio’, dirigido por André Pacheco, Paulo José da Silva e Rafael Costa, com posterior formação de roda de conversa.


* Jornalista: Andréa Lisboa / Prefeitura de Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



Macaé / RJ



Macaé / RJ



7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page