Foto: Divulgação Portal CNC
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SINDSOL) de Armação dos Búzios, Thomas Weber, participou entre os dias 10 e 14, deste mês, dos eventos, Conecta 2023 e Sicomércio 2023, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Os eventos que aconteceram, respectivamente, um seguido do outro, reuniram cerca de duas mil pessoas, sendo eles representantes de sindicatos e federações do setor terciário de todo o País. Com o objetivo de promover uma interação entre os representantes do setor de turismo e comércio.
De acordo com Thomas, esse encontro proporciona uma troca de experiência visando o fomento da economia. “O turismo é responsável por movimentar toda uma cadeia produtiva, gerando empregos e estruturando municípios, precisamos sempre reforçar as demandas do setor e seus benefícios para a sociedade”, destaca.
Durante o encontro houveram palestras, pelo Conecta, nas áreas de marketing, inovação, inteligência de dados, finanças, comércio, sustentabilidade, turismo e representação sindical.
Já pelo Sicomércio, aconteceram as palestras do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que destacou que a força do setor de serviços, ressaltando que não tem agricultura e indústria sem comércio, reconhecendo o setor como grande empregador e sua importante atuação para a retomada econômica.
Já o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, palestrou sobre o cumprimento das cotas de aprendizagem e de pessoas com deficiência, enfatizando que a fiscalização trabalhista deve acontecer, mas inicialmente de forma orientativa e depois taxativa. Ele debateu sobre problemas graves de distribuição de renda e destacou que só se pode falar de avanço, se empresários, trabalhadores e governos trabalharem em sintonia, mas com cada um desempenhando seu papel na sociedade.
O encontro ainda contou com fóruns sobre relações sindicais, institucionais e desenvolvimento de negócios. “É um evento muito rico de conhecimento e debates, pois de certa forma conseguimos romper barreiras do conhecimento e encontrar soluções para muitas das questões empresariais. Este intercâmbio de conhecimento permite uma evolução de todo setor”, destacou Thomas.
* Tatiani Costa / Jornalista - Assessora de Comunicação
Comentários