top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue

Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro / foto arte: Reprodução internet


O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé necessita da doação de sangue para aumentar o número do estoque prioritariamente dos tipos sanguíneo O+ e O-. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 12h30 (exceto nos feriados), na Rua Doutor Bueno, n° 40, no Centro da cidade. O interessado também pode realizar agendamento online aqui no site da Prefeitura de Macaé.


O objetivo do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé é manter o estoque de sangue dentro dos limites ideais, pois desde o último feriado não se encontra em nível satisfatório. Mobilizar a população para a importância da doação de sangue é fundamental.


Vale lembrar, que quando se registra baixo estoque de sangue, é necessário suspender cirurgias e procedimentos eletivos, para garantir o atendimento às urgências.


Antes da doação, o setor realiza uma triagem, obedecendo às regras nacionais. A sala da doação conta com a atuação de assistente social, biólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório.


O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé também promove campanhas externas, que seguem rotineiramente nos mais diversos espaços, como empresas, escolas etc. Estrategicamente, o Ministério da Saúde estabelece campanhas em todo território nacional nos meses de junho com a realização do “Junho Vermelho” e novembro durante a Semana Nacional do Doador. Ambos os meses registram uma queda de doações no país, além do período de férias, em que aumenta a incidência de acidentes. O órgão adere tais campanhas com diversas ações internas e externas.


Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756 ou pelo email hemoterapia@macae.rj.gov.br.


Para doar sangue é necessário:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos - desde que a primeira doação tenha ocorrida até os 60 anos Pessoas com menos de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal do responsável legal;

Pesar no mínimo 50 kg;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas anteriores à doação ;

Estar alimentado e bem hidratado, sendo necessário evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação;

Apresentar documento original com foto ou a CNH digital;

Não ter feito piercing ou tatuagem nos últimos 06 meses;

Não ter realizado exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 06 meses.


* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Rua do Sacramento / Imbetiba / Macaé / RJ



36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page