top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Reunião do COMMAC discute ações para fortalecer preservação ambiental

Encontro foi realizado na sede da prefeitura na tarde dessa quarta-feira (12)



A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu na tarde dessa quarta-feira (12), na sede do Executivo, reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Conservação de Carapebus (COMMAC). Participaram do encontro, a equipe da Semamb; a secretária de Meio Ambiente, Melina Nascimento, que participou de forma online; a representante da Sociedade Civil, Maria de Lourdes Avaleto Amaral; o chefe do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba – ICMBio, Marcelo Pessanha e os representantes do Núcleo de Educação Ambiental Bacia de Campos (NEA-BC), Priscila Moreira; Priscila Maria e Pedro Campeão.



Na pauta, foram discutidos pontos importantes, como o ICMS Ecológico; ações de educação ambiental em unidades de conservação e o novo processo eleitoral.


Segund

o Melina, o conselho é um instrumento de gestão ambiental local, que une órgãos públicos, setores privados, políticos e as organizações da sociedade civil em busca de soluções e ações de interferência positiva na vida do cidadão carapebuense. “Realizamos a nossa reunião ordinária a fim de discutirmos as pautas que envolveram o processo da nova mesa diretora do conselho, ICMS Ecológico e as ações de educação ambiental nas unidades de conservação municipais de Carapebus.”


Melina avaliou a reunião como positiva, depois de ter sido apresentadas informações sobre as carências e funcionalidade do COMMAC, “Abordamos o considerável crescimento das ações ambientais de Carapebus, incluindo as ações de educação ambiental nas unidades de conservação municipal, que automaticamente aumentarão o recebimento do valor do repasse do ICMS Ecológico para o ano de 2024. O encontro foi positivo e é necessária essa união para que haja um fortalecimento efetivo nas ações ambientais”.



Durante o encontro, foi decidida a votação para a formação da nova mesa do conselho, visando fortalecer as ações voltadas à preservação ambiental. Além disso, foi anunciado um chamamento público para a participação da sociedade civil nas discussões e deliberações do conselho, pois a inclusão da população é essencial para promover a conscientização e engajamento com as questões ambientais.



O chefe do PARNA, Marcelo Pessanha, ressaltou ainda a importância de divulgar informações sobre os cuidados e medidas preventivas quanto à gripe aviária. “O ICMBio pode e deve ser acionado quando aves doentes ou mortas forem avistadas na área do parque. Isso reforça também o papel da prefeitura em orientar a população para que adote todos os cuidados”.


Também durante a reunião, o ICMBio anunciou a abertura de vagas de emprego em Carapebus, oferecendo oportunidades de trabalho na área ambiental. Segundo Pessanha, essas vagas representam uma chance única de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente na região.


A próxima reunião do conselho já está agendada para o próximo dia 25.


* Secretaria de Comunicação Social / .FOTOS: SEMCOM CARAPEBUS/KANÁ MANHÃES




1 visualização0 comentário

Kommentare


bottom of page