top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Qualifica Mulher: vagas para cursos de qualificação gratuitos

As inscrições acontecem nos dias 08 e 09 de julho, das 10h às 15h, na Secretaria de Políticas para as Mulheres0,  / foto arte: Reprodução internet


A Secretaria de Políticas para as Mulheres lança no sábado (29) edital para o programa Qualifica Mulher, que oferta vagas em cursos de qualificação profissional oferecidos por meio de contratação da instituição Firjan/SENAI. Ao longo do ano serão seis cursos, mas este primeiro edital contempla apenas os três primeiros: Assistente de Controle de Qualidade; Pintura Industrial Rolo e Trincha; Fotografia Digital com Smartphone. A publicação está disponível no Diário Oficial de Macaé.


Podem se inscrever mulheres com idade a partir de 18 anos e escolaridade mínima referente ao 5° ano do Ensino Fundamental. Haverá prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que comprovem através de Registro de Ocorrência Policial ou Medida Protetiva de Urgência ocorridos a partir de 2021 em diante, e que contem com renda formal atual de até três salários mínimos.


As inscrições acontecem nos dias 08 e 09 de julho, das 10h às 15h, na Secretaria de Políticas para as Mulheres, localizada na Rua Dr. Luiz Bellegard, 139, Imbetiba. Serão ofertadas 25 vagas para cada curso, realizado presencialmente nas dependências do SENAI. Todos os documentos exigidos e demais informações estarão disponíveis no edital.


A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, ressaltou a importância desta conquista para o município: “Trabalhei por dez anos na área offshore de Macaé. E mesmo que a prioridade dos meus pais, que não tiveram o ensino médio completo, fosse de ver os filhos encaminhados no mercado de trabalho, eu só tive condições de pagar meu próprio curso em 2011, quase com 30 anos. Poder fazer parte de uma gestão que sabe que qualificação profissional muda trajetórias é incrível”, afirmou.


Ela destacou ainda que o programa Qualifica Mulher tem como objetivo o enfrentamento à desigualdade de gênero no mercado de trabalho e o fortalecimento da autonomia da mulher, considerando que a dependência econômica é um dos maiores fatores para que esta permaneça em relações violentas.


“Ter uma pasta totalmente participativa e atenta ao desenvolvimento pessoal e profissional de uma mulher salva vidas. Porque na nossa realidade ter qualificação é um grande passo para o trabalho remunerado. Esses cursos não vão só qualificar meninas e mulheres, podem auxiliar para que muitas quebrem o ciclo de violência e se tornem financeiramente independentes”, finaliza.


* Texto: Jornalista Cris Rosa / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Endereço: rua do Sacramento / Imbetiba / Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page