Vinte e duas escolas municipais participam da avaliação
A Secretaria de Educação começou nesta segunda-feira (27) a aplicar a Prova Macaé em 22 escolas municipais que atendem ao segundo segmento do Ensino Fundamental, abordando conhecimento de matemática, língua portuguesa e produção textual para 12 mil alunos. A avaliação vai até quarta-feira (29) e é um dos instrumentos que definem parâmetros para o processo de ensino-aprendizagem e estratégia de reforço do conhecimento escolar.
De acordo com a Superintendente de Ensino Fundamental - Anos Finais e Médio, Odilaine Pinto, a Prova Macaé, aplicada para o sexto, sétimo, oitavo e nono anos de escolaridade, foi cuidadosamente planejada por professores especialistas, considerando a temática antirracista. "Todas as avaliações foram elaboradas baseadas nos descritores para cada ano de escolaridade e elas têm caráter diagnóstico, servindo para identificação de como estão os estudantes”, informou.
Odilaine detalhou que, por meio da Prova Macaé, a Secretaria de Educação consegue ter esse panorama, além de ser uma estratégia de reforço do conhecimento prévio e também um preparatório para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que fornece o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) municipal, tanto por escola quanto o geral.
- A Prova Macaé é mais uma estratégia que a Secretaria de Educação lança mão para reforço e acompanhamento do trabalho pedagógico, possibilitando ações de apoio e intervenção às unidades escolares – acentuou a superintendente, acrescentando que a equipe elabora as avaliações, inclusive adaptadas, considerando o processo de inclusão, encaminha gabaritos e planilhas de correção, e a escola, após aplicação e correção das avaliações, envia os consolidados.
Para a Prova Macaé, os estudantes têm três horas para a realização das questões de Matemática, três horas para as de Português e o mesmo tempo para realização da Produção Textual.
Em junho, será realizada a segunda Prova Macaé para os Anos Finais do Ensino Fundamental e haverá a primeira Prova Macaé no Ensino Médio.
* Jornalista: Janira Braga / Fotos: Rui Porto Filho / Comunicação Macaé
Divulgação:
Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé
Comentarios