top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Projeto Vinde a Mim: a arte e a cultura como instrumentos de educação

“O protagonismo que transforma crianças e jovens em agentes ativos em seu processo de desenvolvimento pessoal e social” é a proposta da ação trazida pela BRK para Macaé-RJ


Foto arte: Divulgação


A BRK, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé-RJ, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, trará a cidade uma ação muito especial neste final de ano. Trata-se do “Vinde a Mim”, trabalho social realizado há 13 anos pela Associação Luz dos Povos na capital do Estado e que é apoiado pela concessionária. Com o objetivo alcançar, por meio da formação de um vínculo afetivo, o "ser" resiliente, com autonomia, independência, capacidade de autocuidado e autoria, o projeto que estimula que o jovem seja protagonista da sua história será apresentado aos alunos da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel na quinta-feira (30), a partir das 13h30.


O trabalho de desenvolvimento humano do “Vinde a Mim” com crianças e adolescentes (com idade entre 6 e 14 anos) em vulnerabilidade social começou em 2010, no Rio de Janeiro, com o desenvolvimento de diversas oficinas educacionais e culturais (artes plásticas, dança, música, folclore, cinema e vídeo, teatro e literatura). E por enxergar na cultura uma forma de inspirá-los na construção de uma nova realidade, surgiu a ideia da produção da peça teatral/ musical “Refúgio: Um Caminho de Esperança”, que chega a Macaé para inspirar jovens do município.


O espetáculo “Refúgio: Um Caminho de Esperança” foi criado baseado em fatos, a partir de histórias de grupos de refugiados que chegaram ao Brasil. De uma forma leve e descontraída o musical conta a história de Maria, uma criança venezuelana que está escrevendo um livro sobre os momentos marcantes de sua história, desde o dia em que ela e seus pais tiveram que ir embora de seu país até o momento que eles se estabeleceram no Brasil. Ao abrir essas memórias, os personagens ensinam, de forma empática, sobre acolhimento, respeito e amor ao próximo, tratando de temáticas como a importância da escola, da amizade e da fraternidade. O elenco é formado pelos assistidos do projeto “Vinde a Mim”, que também co-criaram, de forma coletiva, o espetáculo.


Agora, a peça está indo além da capital, chegando a outros municípios do Estado, como no caso de Macaé. Desta forma, a arte e a cultura se tornam instrumentos que contribuem na educação humana integral na qual são considerados todos os aspectos do ser humano: físico, emocional, intelectual e espiritual, libertando e ampliando os horizontes das crianças e adolescentes e de quem tem a responsabilidade de cuidá-las e educá-las: seus pais, cuidadores e professores.


- A arte e a cultura são grandes aliados na construção da cidadania. E para a BRK, apoiar projetos como esse é criar cidadãos conscientes para o futuro sobre o seu papel no mundo – disse o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago.


Para saber



* Texto: Jornalissta Carlos Vinícius Fernandes / Comunicação / BRK Macaé e Rio das Ostras


Divulgação:




Saúde Express - Academia & Estética

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé

7 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page