• Jornal Esporte e Saúde

Projeto “Livros nas Praças” recebe visitantes para uma viagem literária até a próxima sexta-feira

Ônibus biblioteca conta com mais de dois mil livros disponíveis e atividades culturais para crianças, jovens e adultos


Praça Veríssimo de Melo, no Centro - Macaé - RJ


O “Livros nas Praças” segue com a sua viagem literária em Macaé. O projeto patrocinado pela BRK trouxe um ônibus biblioteca com mais de dois mil livros disponíveis e o espaço vem encantando crianças e adultos que passam pela Praça Veríssimo de Melo, no Centro, e que têm a chance de participar da iniciativa de incentivo à leitura e à diversidade cultural na cidade. A programação vai até o dia 23 de setembro, sempre das 9 às 15h.

Para que todos tenham a chance de participar, o veículo possui acessibilidade para cadeirantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. E o acervo inclui material em braile, em fonte ampliada e audiobooks para pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla, com monitores para atender os leitores deste público.

– Achei muito lindo o projeto para incentivar a leitura. Hoje as crianças estão muito ligadas aos aparelhos tecnológicos, principalmente o celular, então ter um projeto que incentiva a leitura na cidade é muito bom – disse Karine de Souza, que visitou o ônibus biblioteca na manhã desta terça-feira (20).

Além dos espaços para leitura no próprio local, o “Livros nas Praças” permite o empréstimo de até dois livros de forma gratuita. Para isso, basta realizar um cadastro, apresentando um documento de identidade e comprovante de residência, se comprometendo com a devolução da obra em perfeito estado no ônibus-biblioteca até o final do evento, no dia 23 de setembro.


– Nós temos tantos compromissos no dia a dia, que acabamos não colocando a leitura como prioridade. E é muito importe aprender sempre. Por isso um ônibus biblioteca como esse chama muita atenção. As crianças ficam encantadas e nós, mães, sempre pensamos nos nossos filhos ao visitar um lugar assim – relatou Jane Pires, após visitar o local.

Para o diretor da BRK em Macaé, Ricardo Santiago, a utilização dos espaços públicos para a socialização aliando a educação e a cultura é fundamental: “Seguimos neste esforço para levar o saneamento para além do básico onde a BRK atua. E os projetos realizados nos espaços públicos são fundamentais para integrar a educação e a cultura, permitindo o acesso da população de forma única”, pontuou.

O projeto “Livros nas Praças” é patrocinado pela BRK e realizado pela Korporativa – Marketing Cultural, Social e Ambiental, além de contar com o apoio da Prefeitura.


* Carlos Vinícius Fernandes \ Comunicação \ BRK Ambiental Macaé e Rio das Ostras

1 visualização0 comentário