top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Projeto incentiva produção de alimentos e ervas medicinais no âmbito escolar


O professor Rodolfo Fernandes da Cunha Rodrigues, responsável pela disciplina de Sustentabilidade, está liderando um projeto inovador com foco na revitalização do espaço da horta do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ. A iniciativa visa a produção de alimentos e ervas medicinais, com o objetivo final de realizar doações à comunidade local ao término do ano letivo.


O projeto está sendo estruturado para ser aplicado de forma interdisciplinar, envolvendo as turmas das 2ª séries do Ensino Médio inscritos nos Itinerários Formativos e nas Trilhas de Aprofundamento, para a área de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, ministradas pelos professores Ismael Souza e Maycon Granados, respectivamente.


De acordo com Rodolfo, os trabalhos irão garantir uma abordagem abrangente e enriquecedora para os estudantes. “Para concretizar esse objetivo, é essencial realizar uma investigação científica detalhada sobre o ambiente e as condições da área. Isso inclui entender a composição do solo, sua fertilidade e quais medidas serão necessárias para prepará-lo adequadamente para o plantio”, pontua o professor.


A partir dessas observações, os estudantes desenvolverão um projeto detalhado que guiará as próximas etapas do processo ao longo do ano letivo. A expectativa é que, no segundo trimestre, os alunos comecem a colocar em prática o que planejaram, incluindo visitas periódicas aos laboratórios de conhecimento prático em biologia.


A iniciativa reflete o compromisso da escola com a educação ambiental e o desenvolvimento de habilidades práticas e críticas dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com consciência e responsabilidade.



* Texto: Alysson Nogueira / Fotos: Paolla Itagiba / Assessoria de Comunicação Salesiana


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page