top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Professores em Macaé são capacitados em oficinas da Colônia de Férias


Todo o conteúdo de Leituras Encantadas, Trilhas das Ciências, Corpo em Movimento e outros foi repassado


Cento e cinquenta e três professores contratados da rede municipal foram capacitados nesta quinta-feira (5) nos conteúdos das oficinas que serão promovidas na Colônia de Férias - "Escola de Verão", entre os dias 9 e 20 de janeiro, das 8h às 12h em 11 escolas polo. Todo o conteúdo de Leituras Encantadas, Trilhas das Ciências, Corpo em Movimento, Tecendo a Arte na História, Matematizando e Escrita Criativa foi repassado aos professores na Cidade Universitária.



- É um projeto piloto que temos interesse em ampliar nas próximas férias por ser uma atividade multidisciplinar nas escolas, que estimula o desenvolvimento dos estudantes e dá garantia de alimentação e de que a escola é um local de segurança – comentou a secretária de Educação, Leandra Lopes. De acordo com a superintendente de Educação Integrada, Waleska Freire, a oficina Corpo em Movimento visa apresentar para os alunos o corpo como aspecto pertencente à estrutura da aprendizagem humana, contextualizar os saberes pertencentes aos componentes curriculares com a corporeidade e elaborar e proporcionar diferentes vivências que viabilizem o uso do corpo como parte do processo de aprendizagem. “Além disso, os professores estão aptos para trabalhar na oficina a percepção do corpo como potencializador do sucesso da criança na sistematização dos conhecimentos”, detalhou.

As oficinas irão trabalhar com diversos recursos e materiais como kit multimídia, jornais, revistas, tesouras, cola, papéis diversos, materiais de uso diário, materiais de atividades esportivas, jogos de montar, objetos diversificados, barbante e outros. - A comunidade está reconhecendo sua escola como potência na rede ao aderir ao projeto que vai contribuir para o enriquecimento curricular a partir da oferta de atividades que promovam o crescimento do aluno em âmbitos como cognitivo, artístico, físico e emocional – afirmou o secretário adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes. 'Trilhas da Ciência' incentiva a curiosidade

Os professores foram capacitados na oficina Trilhas da Ciência, que visa refletir sobre a importância das ciências no cotidiano, incentivar a curiosidade sobre o conhecimento científico e proporcionar experiências e vivências em ciências. Em Leitura Encantada, os professores vão refletir com os alunos sobre a importância do planejamento do ensino da leitura; discutir sobre a ideia da literatura como direito e da necessidade de garantia ao acesso à cultura escrita. Oficina estimula vivência com a arte A professora Adriana Pessanha destacou a importância da oficina Tecendo a Arte na História para abordar com os alunos a vivência com a arte e suas especificidades como visual e musical, contextualizando saberes e sua relação com a cultura e Macaé. “Será uma oportunidade para os alunos interagirem”, mencionou Adriana. Tecendo a Arte na História também vai esmiuçar a arte indígena, releitura de obras e paródia musical, além de entender a música, fotografia, pintura e colagens como expressões artísticas diversas. Os educadores que foram treinados para ministrarem a oficina de Matemática estão aptos para oferecer vivências com materiais estruturados e não estruturados que possibilitem o desenvolvimento de conceitos matemáticos. De acordo com a professora Ana Mery dos Anjos, a oficina Escrita Criativa vai favorecer reflexões sobre o tema e sua importância no desenvolvimento da competência comunicativa oral e escrita dos estudantes, além de disponibilizar situações de comunicação cotidiana e variada que possibilitem identificar e utilizar diversos gêneros textuais. “É muito bom para os alunos as escolas estarem abertas neste período como um local acolhedor e pertencedor”, definiu. O treinamento continua na sexta-feira (6). As inscrições para a Colônia de Férias – “Escola de Verão” foram prorrogadas e seguem também até sexta-feira (6). Pais ou responsáveis pelos estudantes interessados devem ir presencialmente aos polos para realizar a inscrição. Podem participar alunos da rede municipal de ensino: Educação Infantil, que tenham entre 4 e 5 anos e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. As escolas pólos são: Colégio Estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos; CIEP Municipalizado Professor Darcy Riberio; EMEI Professora Ana Cristina Pereira Azarany Almeida; EMEI Wanderley Quintino Teixeira; EMEI Professor Afonso Corrêa Sabino; EMEI Professor Joaquim Luiz Freire Pinheiro; EMEI Amcorin; C.M. Aroeira; C.M. Eraldo Mussi; C.M. Zelita Rocha de Azevedo; C.M. Paulo Freire.


* Jornalista: Janira Braga / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ









14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page