top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Principais cuidados com a saúde dos idosos na primavera


Foto: Reprodução internet


A primavera exige cuidados especiais com a saúde dos idosos. A imunidade nessa estação pode ficar mais debilitada. Por isso, alguns quadros delicados podem ser mais frequentes nesse período. Com a chegada da primavera, as temperaturas começam a ficar mais equilibradas e as paisagens floridas. No entanto, é preciso reforçar alguns hábitos para garantir bem-estar e qualidade de vida ao longo da estação.


Saiba como cuidar dos idosos durante a primavera


Também conhecida como a época das flores, a primavera é a estação do ano em que ocorre a proliferação de ácaros, fungos e bactérias, por conta da elevação gradual da temperatura.


Sabendo que essa inversão térmica é prejudicial ao organismo dos idosos, preparamos algumas dicas essenciais para auxiliar você que possui um familiar nessa faixa etária. Veja:

  • Alimentação: ter uma dieta nutritiva é importante em todas as estações do ano, inclusive na primavera. Com a ingestão de alimentos saudáveis, a imunidade corporal é estimulada, aumentando a resistência física.

  • Higienização das roupas: na primavera há uma maior probabilidade de acúmulo de ácaros, fungos e outros microrganismos, por conta da elevação de temperatura e umidade. Sendo assim, é ideal que as roupas sejam lavadas e guardadas em local fresco e arejado.

  • Manter ambientes arejados: a rinite é uma condição que atinge grande parte dos idosos durante a primavera. Por isso, é importante manter as janelas abertas, para melhorar a circulação do ar e deixar a luz solar entrar no ambiente. Assim, é possível evitar a propagação de ácaros, fungos e bactérias.

  • Hidratação: manter o corpo hidratado auxilia as células, a digestão, o funcionamento dos rins, a regulação da temperatura corporal e a eliminação de toxinas.

  • Saúde dos olhos: os ácaros e outros microrganismos, muito comuns na primavera, são responsáveis por causar desconfortos oculares, como irritação, ardência e vermelhidão, por exemplo. Caso surjam dores oculares, deve-se obter orientação médica para o uso correto de colírios.

  • Cuidado com o sol: mesmo na primavera, a incidência de raios solares pode afetar as pessoas, por causa da radiação. Por isso, o idoso deve evitar uma exposição frequente à luz solar, entre 10h e 16h. O contato excessivo com os raios pode ocasionar doenças de pele ou oculares. Recomenda-se o uso de protetores solares, óculos de sol com proteção UV, chapéus e roupas de manga longa.

  • Atividade física: a rotina de exercícios faz com que o idoso fortaleça os sistemas cognitivo, cardiovascular, imunológico e pulmonar. Por isso, alongamentos, caminhadas, pedaladas e hidroginásticas são algumas opções para manter o corpo ativo e saudável. É importante ressaltar que a orientação médica é fundamental nessa situação.

A primavera é uma estação que requer cuidados específicos. Ao se proteger de maneira adequada, os idosos poderão desfrutar a estação de forma saudável.


Conheça a Cora Residencial Senior!


A Cora é um residencial para idosos que proporciona atividades diárias, com estímulos físicos e cognitivos. De acordo com os profissionais de saúde, esses exercícios são fundamentais para manter a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas com idades acima de 60 anos.


Divulgação:



Orla da praia da Imbetiba / Macaé / RJ



Orla da praia da Imbetiba / Macaé / RJ

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page