top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Prefeitura de Macaé toma medidas para evitar atropelamentos de animais


Diante do que aconteceu, no sábado (11), onde uma jaguatirica foi atropelada na RJ-162, a Prefeitura de Macaé está tomando medidas imediatas para evitar novas ocorrências. Não só este felino, mas também outros ameaçados de extinção, como o cachorro do mato, tamanduá, macaco bugio, gato mourisco e preguiça, também sofrem atropelamentos na região.



Nesta segunda-feira (13), o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, e representantes da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade se reuniram para discutir medidas que contenham o avanço dos atropelamentos da fauna da região.



Estiveram presentes o vereador Tico Jardim, a coordenadora de Políticas Públicas da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Monique Franco, o coordenador de Fauna, Fernando Barreto, o diretor do Parque Municipal do Atalaia, Alexandre Bezerra, a servidora da Coordenadoria de Políticas Públicas, Cláudia Barreto e o representante da União das Associações de Moradores da Serra (UAS), Liel. Os coordenadores de Trânsito e de Engenharia da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima e Antônio Cláudio Marques também participaram.



Durante o encontro, foi decidido que a partir da BR 101, a RJ-168 e RJ-162 receberão sinalização específica, com reforço na região próxima ao Parque Atalaia e Matinha. A Mobilidade Urbana irá implantar sinalizações verticais e horizontais, com placas limitadoras de velocidade, sonorizadores na pista, entre outros, para evitar excessos de velocidade. O Ambiente e Sustentabilidade irá confeccionar placas com conteúdo sobre as espécies existentes na região.



“De imediato faremos sinalizações verticais e horizontais, para alertar os condutores para que reduzam a velocidade nesses trechos para evitarmos novos atropelamentos de animais que correm o risco de extinção”, afirmou Jayme Muniz.




Os biólogos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade já estão desenvolvendo estudos para buscar uma melhor forma de evitar os atropelamentos da fauna silvestre na região.


“A reunião de hoje é uma ação para resolvermos os constantes atropelamentos na RJ-162”, disse Tico Jardim.


“Queremos que as ações tomadas aqui sirvam de modelo para outros municípios para a preservação destas espécies da nossa fauna”, declarou Alexandre Bezerra.


* Texto: Jornalista Catarina Brust / Fotos: Assessoria Mobilidade Urbana/Reprodução

Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo


Divulgação:



Festas de fim de ano chegando, verão, férias.

Agende sua viagem com antecedência.

Disponibilidade total nas festas de fim de ano

(24, 25, 31/12 e 01/01).

BLP TUR

Conforto, segurança e pontualidade

(22) 998 296 582 WhatsApp



Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page