top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Prefeitura de Macaé entrega duas novas mega bombas do Centro de Operações da Télio Barreto

A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (01)


Duas novas mega bombas que compõem o Centro de Operações Doutor Télio Barreto, uma elevatória de drenagem pluvial, foram entregues pela prefeitura de Macaé nesta segunda-feira (1º de julho). A ação fortalece a vazão da elevatória, que passa a ter sua capacidade duplicada, e marca o avanço das obras de macrodrenagem no município.



O sistema de bombeamento consistiu na instalação de quatro bombas, que ampliaram a capacidade de vazão das águas das chuvas para 22 mil litros por segundo. O projeto beneficia moradores dos bairros Riviera Fluminense, Novo Horizonte, Jardim Mariana, Campo D´oeste, Praia Campista, Sol e Mar, Visconde de Araújo, Centro e Imbetiba. As duas primeiras bombas foram instaladas no ano passado.



Macaé tem o maior programa do estado em investimentos em drenagem. O trabalho, que acontece em diferentes frentes, foi ressaltado pelo prefeito Welberth Rezende. "Há um impacto direto na qualidade de vida da população, principalmente em períodos de chuvas fortes. O Centro de operações foi remodelado, seguindo altos padrões de segurança e automação. São sensores e sistemas capazes de acompanhar o nível do rio e acionar automaticamente as bombas", explicou.



"O Centro de Controle de Operações está todo automatizado e informatizado, funcionando 24 horas por dia. Todo o sistema está preparado para os momentos das grandes chuvas", informou o Secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, acrescentando que as novas linhas de recalque também já se encontram prontas e operantes, com diâmetro de 1,4 metro em polietileno de alta densidade.



Os canais de macrodrenagem, que levam a água até a elevatória, estão em fase final de conclusão. A previsão é de que a obra termine em março do ano que vem, concluindo o sistema de macrodrenagem de uma das bacias mais importantes de Macaé. Também participaram da cerimônia desta segunda-feira o vice-prefeito, Célio Chapeta; secretários municipais; e vereadores.



* Texto: Jornalista Álvaro Teles / Fotos: Rui Porto Filho / Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé / RJ



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page