top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Plano de ação de controle de vetores é intensificado em Macaé

Fumacê/UBV, tenda informativa, mutirão, controle de roedores e atualização para profissionais serão promovidos / Foto arte: Reprodução/Internet


Na semana de 19 a 23 de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Macaé, com atuação da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, promove o plano de ação de controle de vetores, visando combater doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika e chikungunya.


O plano de ação conta com a utilização do Fumacê/UBV (Ultra Baixo Volume), amplamente empregada para o combate aos vetores dessas doenças. A pulverização ocorrerá em diferentes bairros da cidade durante toda a semana, em períodos específicos para maximizar a eficácia do processo.


No dia 19 de fevereiro (segunda-feira), na Barra de Macaé, a atividade de Fumacê/UBV está programada para ocorrer às 5 horas. Na Ajuda de Cima e Atlântico Norte, às 18h. Na terça-feira (20), será a vez dos bairros Botafogo, às 5 horas e São José do Barreto, às 18 horas.


Já na quarta-feira (21), o bairro das Malvinas recebe o processo de UBV às 5 horas e Engenho da Praia, às 18h. Na sequência, na quinta-feira (22), a ação ocorrerá na Virgem Santa às 5 horas e no Lagomar às 18 horas.


Por fim, encerrando a semana de controle de vetores, no dia 23 de fevereiro, a atividade acontecerá no Bairro da Glória às 5 horas e no Lagomar, às 18 horas.


Foto arte: Reprodução/Internet


Os profissionais da Secretaria de Saúde orientam que, durante a realização do Fumacê/UBV, os moradores deixem portas e janelas abertas, para permitir a entrada do produto nas residências e, assim, alcançar os ambientes internos onde os vetores possam se abrigar.


- Além disso, é importante que a população colabore com a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos em suas casas, como recipientes que acumulem água parada, garantindo assim um ambiente menos propício à proliferação desses insetos – destacou o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha.


O supervisor observou que o plano de ação de controle de vetores é uma medida preventiva e necessária para garantir a saúde dos moradores. O objetivo é reduzir os casos de doenças transmitidas por mosquitos, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para toda a população de Macaé.


Tenda Informativa oferece serviços à comunidade próximo à UPA


Na sexta-feira (23), uma Tenda Informativa será montada próximo à UPA Lagomar com o objetivo de oferecer diversos serviços à comunidade local. A ação visa promover a conscientização e prevenção de arboviroses, além de fornecer informações úteis à população.


Entre os serviços disponibilizados na tenda, destacam-se: orientação sobre arboviroses, com dados sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de combate ao mosquito transmissor; distribuição de material informativo com panfletos e folhetos educativos abordando medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


A tenda também disponibilizará um espaço para que os moradores possam registrar reclamações ou denúncias relacionadas a problemas sanitários, como focos de mosquito, acúmulo de água parada ou outras situações que coloquem em risco a saúde da população. Outro serviço oferecido será o cadastramento de animais para castração.


- A Tenda Informativa é uma iniciativa que busca levar informações relevantes à comunidade, visando conscientizar e engajar as pessoas na prevenção de arboviroses, além de disponibilizar serviços que impactam diretamente a saúde pública. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso dessa ação – convidou o coordenador da Cevas, Luan Campos.


Mutirões serão realizados em diversos bairros


Os mutirões serão realizados no Lagomar, Centro, Aroeira, Malvinas, Novo Visconde, Bairro da Glória, Lagoa/Pecado e o distrito do Frade na segunda-feira (19) e na sexta-feira (23). Também nos dias 19 e 23, visitas em borracharias, obras, cemitérios, empresas offshore e órgãos públicos, além de atendimento a reclamações de roedores.


Já na quarta-feira (21), o Auditório da Câmara Municipal de Macaé será palco de uma atualização sobre o cenário epidemiológico da dengue para Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. “Vamos abordar a importância das ações preventivas e do trabalho conjunto entre os ACEs, ACS e a população para combater a proliferação do mosquito transmissor”, detalhou Luan Campos.


* Texto: Jornalista Janira Braga / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ









9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page