top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Paixão de Cristo: semana de audições para montagem do espetáculo em Macaé

Com atores de Macaé e alunos do Sentrinho, as leituras do texto já começaram a ser feitas


Um misto de emoção e fé, baseados nas descrições dos evangelhos bíblicos e de recentes estudos de pesquisadores que buscam a reconstrução de um Jesus histórico. Dessa forma, no texto de Benjamim Santos, se desenha a encenação da Paixão de Cristo, que será montada na Semana Santa, em Imbetiba.



O espetáculo, montado pela Horse Produções, com direção de Ginaldo de Souza, conta com um elenco de cerca de 70 artistas. Para montar a equipe, foi realizada uma seleção de atores macaenses (82 se inscreveram no processo e 64 compareceram aos testes). Além dos atores de elenco, alguns formados pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) cerca de 30 alunos do Sentrinho vão atuar na figuração, o que demonstra a preocupação com a inclusão social da apresentação.  



O secretário Municipal de Cultura, Leandro Mussi, comemora a realização do espetáculo. “A oportunidade de trazer uma produção de fora da cidade, com a empresa vencedora da licitação, abriu portas para vários outros atores. Isso mostra a democratização da cultura, além da troca de experiências”, afirma o secretário, acrescentando que a proposta é colocar a Semana Santa da cidade como opção turística na região, assim como acontece no Natal, Carnaval e Réveillon.



Rita Manhães, diretora do Sentrinho há 35 anos, celebra a participação dos alunos no espetáculo. “Nossa luta, nesses 35 anos, é incluir os alunos em todos os espaços e a cultura é um instrumento revolucionário de identidade e cidadania. Quando houve o convite, eu achei fantástico, já que o espaço de participação deles é bem limitado. Já fizemos uma lista, vamos conversar com eles, com as famílias, e no dia 18 uma equipe já vai começar a envolvê-los”, observa.



Montagem - O papel principal do espetáculo, o de Jesus Cristo, será do ator carioca Alan Rocha, conforme explica Oscar José, produtor da montagem. “O único ator de fora, que é um baita ator de teatro. Essa montagem está possibilitando que qualquer pessoa que quisesse participar, participe. Os alunos do Sentrinho, por exemplo, não terão falas, mas terão movimentação em cena”, observa Oscar. No palco, serão: 14 mulheres, 21 homens, 30 alunos do Sentrinho (figuração) e mais seis figurantes que irão interpretar soldados. 


Segundo o produtor, a ideia é envolver e usar toda a beleza natural de Macaé  nas cenas de aparição de Jesus. “O fato de ter essa inclusão é bom, porque a Semana Santa é algo que todo mundo conhece, que as pessoas gostam de assistir”, acredita.


A Imbetiba será ocupada por um cenário de 20 metros de largura, em dois níveis de altura, com a encenação que vai revisitar momentos marcantes da vida de Jesus Cristo, registrados na bíblia, como a sua entrada em Jerusalém, o Sermão da Montanha, a Santa Ceia, sua prisão, crucificação e, por fim, ressurreição.


Serão quatro apresentações, de quinta a domingo, envolvendo cerca de 200 pessoas, entre atores e toda a equipe de estrutura.


Diretor do espetáculo, Ginaldo de Souza, traz na bagagem mais de vinte e cinco montagens da Paixão de Cristo - nos Arcos da Lapa, Centro do Rio - ao longo de quatro décadas e destaca, para esse enredo, o seu aspecto político, a condenação sem provas a que é submetido Jesus e o sofrimento de Maria, traçando um paralelo com o sofrimento de mães, nos dias atuais, que perderam seus filhos.


Atores - Helio Junior, professor de artes do Instituto Federal em Macaé e membro do Conselho de Cultura, é um dos atores que foram selecionados para participar do espetáculo. Essa é a primeira vez que participa da Paixão de Cristo.


“Fiquei impressionado com a seriedade  e democratização no processo de seleção dos atores. A primeira leitura já foi uma noite cheia de emoções e expectativas. Além disso, é um privilégio para os artistas locais desfrutarem da experiência do renomado diretor Ginaldo de Souza, que há tantos anos produz espetáculos com grandes nomes da arte no Brasil. Parabéns a secretaria de cultura pelo apoio e empenho no desenvolvimento artístico da cidade”, parabeniza.


O ator macaense Rafael Paixão demonstrou sua satisfação em participar do espetáculo. "Já participei de várias montagens da Paixão de Cristo. A expectativa é sempre muito grande e uma emoção sem tamanho, afinal contamos a história de vida do maior homem que passou por aqui. É muito bom fazer parte de algo tão grandioso", destacou.


A atriz Bruna Botelho também participou do processo seletivo para o espetáculo. "É uma peça que sempre assisto com minha família em toda Páscoa e sempre me tocou muito. Quando vi que Macaé estava abrindo audições para participação, corri para me inscrever. Além de ser uma história tocante para todos nós, nos faz refletir sobre nossas vidas, pecados e julgamentos. Muito ansiosa para contar esta história milenar para todos os macaenses", completou.


A experiência em participar da encenação da Paixão de Cristo também é uma oportunidade artística para a família. Formada na Emart, Jô Souza e seus dois filhos estarão no evento na semana de Páscoa. "Em Macaé, tive a oportunidade de encenar em âmbito escolar a Paixão de Cristo por 10 anos. E sempre tive vontade de participar desse espetáculo para um grande público. Daí surgiu a oportunidade para a audição e não hesitei para me inscrever". 


O filho João Valentino, ator e também aluno da Emart desde 2017, relatou que teve grandes oportunidades de conhecimento na escola de artes. "Por lá passei por diversos cursos como teatro, música e pintura. Trago experiências em audições e atuação pela minha vida artística no Rio de Janeiro. Sempre tive interesse em participar da Paixão de Cristo em Macaé". Seu irmão Rodolfo Valentino se formou no curso técnico de teatro pela Emart em 2023 e também ressaltou a oportunidade de participar do espetáculo em sua terra natal. "Sou nascido e criado em Macaé. Me sinto muito grato de ter a oportunidade de participar do espetáculo neste ano. Tem sido uma grande experiência poder passar por algo do tipo logo após ter me formado. Pretendo me esforçar ao máximo para fazer jus a minha profissão e representar a comunidade artística da minha cidade em uma data tão especial", relatou.


FICHA TÉCNICA


Texto: Benjamim Santos

Direção: Ginaldo de Souza

Assistente de Direção: Claudia Bispo

Concepção Cênica e Figurinos: Maria Carmem

Assistente de Figurinos: Maria Rita

Caracterização: Geovana

Iluminação: Oscar José

Direção de Produção: Oscar José

Produção e Execução: Horse Produções Artísticas Ltda.


* Texto: Jornalista Carla Cardoso / Fotos: Rui Porto Filho / Comunicação Macaé.


Divulgação:


- Academia & Estética

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé


Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


31 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page