Outubro Rosa: ônibus com consultas e exames na Praça Washington Luís nesta quarta e quinta-feira
- Jornal Esporte e Saúde

- 29 de out.
- 2 min de leitura

O atendimento acontece das 9h às 16h / Foto: Rui Porto Filho.
Para integrar as ações do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o Ônibus Rosa, ficará estacionado na Praça Washington Luís nesta quarta (29) e quinta-feira (30). O atendimento acontece das 9h às 16h, com demanda espontânea e proporciona consultas médicas com clínico geral, consultas de enfermagem, com coleta de preventivo, e exames de ultrassonografia.
O coordenador do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Hugo Maia pontuou que as ações pelo Outubro Rosa têm como objetivo chamar a atenção das mulheres para que se conscientizem.
"A partir dos 40 anos a mulher deve fazer a mamografia anualmente. A rede de saúde oferta o exame e o agendamento é feito na Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria, a partir da solicitação do médico ou enfermeiro", explica.
Movimento - O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. A ação começou em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.
No Brasil, o movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.
* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.
Divulgação:


Macaé / RJ







Comentários