• Jornal Esporte e Saúde

O primeiro século da maior universidade federal do Brasil


Imagem; Reprodução internet.


A UFRJ faz 100 anos em 2020. A data exige de nós uma reflexão sobre seu papel no passado, presente e, principalmente, no futuro do país.


A Universidade do Brasil, criada em 7 de setembro de 1920 pelo presidente Epitácio Pessoa sob a alcunha “Universidade do Rio de Janeiro”, reunia três escolas de formação superior: a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, a Faculdade Nacional de Medicina e a Faculdade Nacional de Direito. A essas unidades iniciais somaram-se em seguida a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia.


Foram necessárias algumas décadas, contudo, até que a Universidade se consolidasse como instituição de pesquisa. Além da excelência na formação superior, conquistou uma posição central para o desenvolvimento econômico e social do país, a partir do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos anos, a UFRJ cresceu em diversos sentidos. Tornou-se mais diversa, voltada para a sociedade e mais rica em pesquisa.


O centenário é uma oportunidade única para recuperarmos a memória da Universidade, fazermos um balanço dos desafios do presente e projetarmos o papel que queremos ter no futuro. A UFRJ, maior universidade federal do país, continua e continuará exercendo seu importante papel na educação e no desenvolvimento do Brasil.


Para celebrar a data e refletir, estamos planejando múltiplas atividades voltadas para a comunidade universitária, os parceiros institucionais e o público em geral. Acompanhe por aqui!


* https://100anos.ufrj.br/.



3 visualizações0 comentário