top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Nutriafro: práticas antirracistas são fortalecidas nas escolas



A criação do projeto Nutriafro, por meio da publicação da Portaria 34, na última quinta-feira (21), pela Secretaria de Educação de Macaé, foi formalizada. Esse é o primeiro passo para que se torne lei e política pública municipal. O Nutriafro foi lançado na Rede Municipal de Ensino, no início de agosto, e obteve boa aceitação entre os alunos. O projeto estabelece um Cardápio da Alimentação Escolar que inclui gêneros exclusivos das alimentações dos povos africanos e indígenas.


A iniciativa tem como base a Lei Federal 10.639/2003, que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar oficial e ainda a Lei Federal 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A meta do Nutriafro é fomentar o conhecimento da comunidade escolar sobre a diversidade da culinária ancestral e a contribuição e importância dos povos africanos e indígenas na construção da identidade brasileira.


O principal objetivo do Nutriafro é a construção de uma escola antirracista. O cardápio passou a acontecer mensalmente em todas as unidades escolares municipais, proporcionando experiências não apenas de sabores, mas também de saberes culturais. Isso porque, a partir do dia de cardápio alusivo às culturas afro-brasileiras e indígenas, são realizadas ações pedagógicas elaboradas por cada escola para a valorização destas origens do povo brasileiro. Por isso, o Nutriafro se constitui como uma política afirmativa das relações étnico-raciais no âmbito da rede municipal.


A Secretaria Municipal de Educação atua em parceria com a Secretaria de Políticas de Igualdade Racial de Macaé para a promoção desta e de outras ações que contribuam para fortalecer práticas antirracistas.


* Texto: Jornalista: Andréa Lisboa / Foto: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:



Fome de Churrasco

Loja aberta: Rua Dr. Júlio Olivier - Centro, Macaé - RJ

Telefone: (22) 99102-9562

Loja Ifood: fomedechurrascomacae 🔥


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page