top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macrodrenagem: verão em Macaé com menos alagamentos


Novas tubulações tornarão o escoamento mais eficiente na temporada de chuvas


Manilhas de aproximadamente 10 metros de comprimento e 1 metro de diâmetro foram entregues no canteiro de obras da frente de trabalho da macrodrenagem na Avenida Fábio Franco, Centro. Estas novas tubulações para substituição da linha de recalque, que consiste em manilhas receptoras de águas pluviais da bacia que abrange os bairros Sol y Mar, Visconde de Araújo e do entorno, tornarão mais eficiente este escoamento, importante, especialmente, no verão, que se aproxima.


A linha de recalque segue até a Rua Télio Barreto, de onde as águas das chuvas canalizadas desaguam no Rio Macaé. Ainda até o final deste ano, duas das quatro bombas previstas no projeto de macrodrenagem serão instaladas, dobrando a capacidade de vazão, de 6,5 mil m3/s para cerca de 12 mil m3/s.


“A Prefeitura está trabalhando de forma intensa para que esta fase das obras seja finalizada o quanto antes, para que neste verão já contemos com o aumento de diâmetro das tubulações para vazão das águas das chuvas”, disse o secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos.

Não apena

s o bombeamento pluvial e a substituição das tubulações da linha de recalque, que garantirão maior eficiência do sistema, estão no projeto. Paralelo à Av. Fábio Franco, o canal Campos-Macaé, que está sendo alargado, será coberto da altura do Terminal Central até o Morro de Santana. Sobre ele, será construído um boulevard paisagístico com ciclovia.

Neste trecho, a ponte que havia sido retirada para a obra já foi liberada para trânsito há cerca de duas semanas. A segunda frente de trabalho de macrodrenagem, referente a segunda parte da Rua Jonas Mussi, para ligação de dutos com a Avenida Doutor Humberto de Queiroz Matoso, prossegue, para amenizar os problemas de vazão da bacia.


* Jornalista: Andréa Lisboa / Comunicação Macaé


Divulgação:





Rua do Sacramento, 207 / Macaé - RJ

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page