top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Tecnologia aumenta segurança e reduz riscos no trânsito




Um novo sistema de monitoramento do trânsito segue em instalação na cidade, o que vai garantir mais segurança para os condutores e a redução dos riscos de acidentes em trechos de maior fluxo de veículos, através de tecnologia de ponta.

Nesta primeira etapa, o novo sistema resgata pontos de monitoramento que estavam desativados há cerca de 10 anos, em extensão de vias como as Linhas Verde e Azul, principais eixos viários de Macaé. Esses locais recebem equipamentos que irão registrar a passagem dos veículos e identificar a média de velocidade do trânsito em diferentes horários.



Através das câmeras e sensores instalados nesses equipamentos, a equipe de engenharia de trânsito da Mobilidade Urbana terá acesso a dados sobre o número de veículos em circulação na cidade em 35 pontos de monitoramento. Esse índice também auxiliará na definição do limite de velocidade a ser estabelecido nos principais eixos de circulação de carros de passeio e, também, dos veículos pesados que atendem a logística rodoviária offshore.



De acordo com a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana, o aumento do número de colisões e de acidentes com óbitos nos últimos dois anos reforçam a estratégia de monitorar e fiscalizar o tráfego de veículos na cidade.



“Estamos reativando os pontos de monitoramento em locais já reconhecidos da cidade como de intenso tráfego e de alto risco de acidentes. O sistema tem como premissa elevar a segurança, reduzir riscos e proteger a vida de todos que compartilham a rotina do trânsito de Macaé. As imagens e dados coletados pelos equipamentos também poderão auxiliar nas operações de segurança na cidade”, destaca Jayme Muniz, secretário de Mobilidade Urbana.


Os equipamentos instalados em pontos da Linha Vermelha, Avenida Hildebrando Alves Barbosa, Avenida Industrial e Estrada da Cancela Preta ainda não entraram em operação, e complementam outro sistema também aplicado pela Mobilidade Urbana na cidade: a renovação de 90% dos semáforos em operação na cidade.


Os novos semáforos serão equipados com o sistema “onda verde”, além de garantir a solução de falhas em tempo real, de forma remota e direcionada, com capacidade de modificar rotas e fluxos reduzindo assim o impacto na rotina do trânsito da cidade.


Esta nova tecnologia permitirá à equipe da Mobilidade alterar de forma remota o ritmo de operação dos radares, com base nos dados de velocidade identificados nos 35 pontos de monitoramento, reduzindo assim pontos de retenção do tráfego.


“Esta nova operação definida por nossa secretaria segue modelo adotado nas principais capitais do país, que compartilham com Macaé uma dinâmica econômica que movimenta diariamente milhares de pessoas que residem ou cruzam o município”, apontou Jayme.


* Texto: Jornalista Márcio Siqueira / Fotos: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



Macaé / RJ


20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page