top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Soluções para Mobilidade Urbana são apresentadas em Seminário


III Seminário de Mobilidade Urbana reuniu especialistas de referência nacional


Do modal cicloviário às tecnologias aplicadas ao trânsito e transporte. O III Seminário de Mobilidade Urbana reuniu especialistas de referência nacional para apresentar e discutir, num só evento, avanços para o setor e melhoria da qualidade de vida das cidades. Também foram apresentadas as consequências e impactos dos sinistros de trânsito na área da saúde e o quanto a educação pode reverter os comportamentos de risco.



“Foi um desafio muito grande fazer um evento como esse. A mobilidade urbana influencia muito hoje na cidade, mais que a saúde e educação. Porque nem todos usam a saúde todo dia ou tem educação na sua rotina. Mas a mobilidade urbana não é opção, todos nós precisamos dela diariamente. É um tema primordial para ser abordado pela gestão pública e precisamos reverberar o que será discutido aqui”, destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.



Em seu segundo e último dia (21), o III Seminário de Mobilidade Urbana, realizado na Câmara Municipal, começou com palestra da arquiteta e urbanista, Suzana Nogueira, que abordou a política da ciclomobilidade. O investimento em ciclovias seguras e o incentivo no uso deste modal de transporte traz benefícios não só para a redução de veículos nas ruas, mas também para a saúde dos usuários.



“É importante a orientação, o planejamento e o desenho da infraestrutura para a elaboração de um projeto cicloviário”, disse.



O Seminário continuou pela manhã com palestra sobre Cidades do Amanhã, com Mauro Gil, cofundador e membro do Conselho Deliberativo do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV); A Urgência da Gestão do Tempo para a Segurança Viária, com Cintia Almeida, Teóloga e especialista em trânsito pelo ONSV; Mobilidade Segura, Inclusiva e Sustentável, com Érica Nickel, pedagoga especialista em trânsito e Tecnologias Elétricas Ligadas à Mobilidade Urbana, com Celso Rodrigo, engenheiro de Aplicações da WEG.



“A educação para o trânsito é fundamental para uma Mobilidade Urbana segura e sustentável. A multa também é educação porque muitas pessoas só entendem a regra pela força. Reforçar o tema sinistro nas campanhas educativas é a melhor estratégia para o engajamento da população para a construção da cidadania”, pontuou Érica Nickel.



Segunda parte do Seminário


O Analista de Sistemas, Chefe Executivo de Operações e Resiliência do Centro de Operações Rio (COR–RJ), Alexandre Cardeman, abriu a parte da tarde do Seminário. O COR-RJ utiliza moderna tecnologia para o gerenciamento de informações fornecidas por câmeras e sensores estrategicamente posicionados na cidade, além de órgãos públicos, parceiros privados, imprensa e população.


Inaugurado em 2010, o COR-RJ monitora e integra ações públicas para reduzir o impacto de ocorrências. São 500 profissionais trabalhando em turnos 24h; 1,5 mil ocorrências registradas por mês, 2,5 mil câmeras monitorando a cidade; 70 grandes eventos mapeados por mês e 1,3 milhão de seguidores nas redes sociais.


“Os Desafios de uma Infraestrutura Eficiente em Mobilidade Urbana” foi o tema da palestra de Vicente Loureiro, Doutor em Urbanismo e Conselheiro da Agetransp.


“As cidades estão cada vez mais com restrições ao uso do automóvel e é importante termos consciência que é necessário domar a presença que esse modal conquistou, aumentando o espaço público para pedestres e ciclistas”, disse.


Também completaram o ciclo de palestras no último dia, Amanda Machado Diretora de Planejamento de Trânsito, Transportes e Infraestrutura Viária da NITTRANS; Fernando Matsumoto, Diretor comercial, produtos e marketing da Pagmob e Patrícia Araújo, fundadora da NBUSINESS consultoria especializada em transporte público e mobilidade urbana.


O diretor da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, encerrou o III Seminário de Mobilidade Urbana agradecendo a presença do público e aos palestrantes.


“O conhecimento ninguém tira de nós. Contamos com a participação de grandes especialistas na área de trânsito e transporte, onde foram apresentados e discutidos assuntos relevantes para avançarmos na questão da Mobilidade Urbana e, quem sabe, transformar nosso município para melhor qualidade de vida para todos, com um trânsito mais seguro e eficiente”, pontuou.


* Texto: Jornalista Catarina Brust / Fotos: Maurício Porão/João Barreto/Lourdinha Miranda


Divulgação:






Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page