top of page

Macaé: Serviços de Saúde Mental no município

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 20 de mai.
  • 3 min de leitura

Alguns serviços de saúde mental funcionam na Casa da Convivência

Foto: Rui Porto Filho


A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a Saúde Mental como um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Na Semana da Luta Antimanicomial, que possui uma programação extensa, o município de Macaé destaca vários serviços que podem ajudar nesse objetivo.


No Núcleo de Saúde Mental, localizado na Rua João Soares Pereira, 89, próximo ao posto Tic Tac, a pessoa poderá encontrar atendimentos com psicólogo, psiquiatra infantil, neuropediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional e assistente social. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 21h e o atendimento é feito por livre demanda ou encaminhamento. Mais informações pelo telefone: (22) 99213-4987.


O Pronto Socorro do Aeroporto oferece atendimento com psiquiatra e psicólogo todos os dias, com atendimento 24h. São oferecidos também atendimentos ambulatoriais.


A unidade funciona na Rua Dr. Manoel Marques Monteiro, s/n – Aeroporto.


O Caps III Betinho é destinado aos usuários adultos com adoecimento psíquico grave. É um serviço que funciona 24 horas e sete dias na semana. A equipe possui os seguintes profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psiquiatra e clínica médica, além da equipe de apoio (administrativos, cuidadores e oficineiros).


A unidade funciona na Rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58 – Imbetiba. Mais informações pelo telefone: (22) 99103-4338.


Já o Capsi Oficina d

a Vida - Destinado ao público infanto-juvenil em sofrimento mental grave. É um serviço que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Atualmente, em fase de transição, para também se tornar um equipamento de 24 horas. A equipe é formada pelos seguintes profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, enfermeiro, técnico de enfermagem e psiquiatra, além da equipe de apoio (administrativos, cuidadores e oficineiros).


A unidade funciona na Rua da Igualdade, 71, no Centro.


O Caps AD Porto é destinado à população adulta com uso abusivo e prejudicial de álcool e outras substâncias psicoativas. É um serviço que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Em breve, se tornará também um serviço de 24 horas. A equipe possui os seguintes profissionais: psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, musico terapeuta, enfermeiro, fisioterapeuta, técnico de enfermagem e psiquiatra, além da equipe de apoio (administrativos, cuidadores e oficineiros).


A unidade fica localizada na Avenida Agenor Caldas, 291, Imbetiba.


Os atendimentos na Região Serrana são realizados de forma itinerante. A equipe é composta pelos seguintes profissionais: psicólogo adulto, psicóloga infantil (de licença maternidade), assistente social, enfermeira, cuidadora que faz acompanhamento terapêutico e técnica de enfermagem. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.


O Centro de Convivência Benedito Lacerda (CECO) é um equipamento da Prefeitura de Macaé que oferece um espaço de acolhimento, integração e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. O foco está na convivência comunitária e na valorização da vida em todas as suas fases.


As pessoas que participam do CECO têm a oportunidade de integrar grupos e oficinas que promovem o desenvolvimento humano, a expressão criativa, a socialização, o cuidado com a saúde emocional e o estímulo às potencialidades individuais e coletivas.


Entre as atividades oferecidas estão: Grupos de convivência por faixa etária ou temática; Oficinas de artes, expressão corporal, vivências culturais e cognitivas; Atividades intergeracionais e comunitárias; Ações de escuta, acolhimento e fortalecimento de vínculos e datas comemorativas e projetos especiais ao longo do ano.


Dentro da unidade funciona também a Equipe de Desinstitucionalização - Serviço que acompanha o usuário da saúde mental em ambiente hospitalar, prisional e institucional. Viabilizando o seu pós-internação para a obtenção de cuidados na rede pública. O serviço acontece às terças no horário das 7h às 21h e às quartas- feiras no horário das 7 às 15h. O trabalho conta ainda com uma terapeuta ocupacional.


A unidade funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento é gratuito e aberto à população, sendo possível o acesso por encaminhamento da rede municipal (CRAS, UBS, escolas, entre outros.) ou por procura espontânea, mediante acolhimento.


O município possui também duas Residências Terapêuticas, no entanto, o endereço não é fornecido. Atualmente a casa possui 10 pacientes psiquiátricos que residem no local. Não é aberto ao público.


Documentação


Para ter acesso ao atendimento, é necessário levar documento com foto; CPF; Cartão do SUS; encaminhamento médico e comprovante de residência de Macaé. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.


Mais informações sobre os serviços de Saúde Mental podem ser obtidas com a Gerência de Saúde Mental: (22) 99105-4223.


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Macaé / RJ


Contato / Luciana Taliati / 22 99824-9701.


 
 
 

Comments


bottom of page