top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Segundo dia da Liga Carioca de Downhill conta com estrutura na região serrana

Pilotos de downhill utilizam os 3,5 quilômetros de extensão da pista para aquecer para a primeira etapa neste domingo


A primeira etapa da Liga Carioca de Downhill neste fim de semana em Macaé abriu as competições de 2024 da categoria. O encontro, que faz parte do calendário de eventos do município, contou com a infraestrutura da região serrana para receber pilotos de todo o Brasil, reforçando o local como destino de ecoturismo e atrações esportivas.



Após o sábado (20) de treinos, a pista de MTB Downhill da Usina, no distrito do Frade, foi palco da primeira etapa da Liga Carioca de Downhill neste domingo (21). A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, apoiou o evento, juntamente com as secretarias de Interior e Defesa Civil.




A pista do circuito, que possui 3,5 quilômetros de extensão, e a estrada principal de acesso ao local do ponto de partida do campeonato receberam manutenção prévia pela Secretaria de Interior, além da roçada, limpeza durante todo o fim de semana e caminhões para transporte dos atletas ao local.



"Todos os anos Macaé recebe a Liga Carioca de Downhill. O evento fomenta a economia da região serrana em todas as áreas, como pousadas, restaurantes etc. Disponibilizamos de 15 a 20 funcionários antes e durante o encontro. Agradecemos a Secretaria de Esportes, a Defesa Civil e a Liga Carioca de Downhill por promoverem esse campeonato na região”, pontuou o secretário de Interior, Rodrigo Curvelo.



A Secretaria Adjunta de Defesa Civil compôs a equipe de resgate juntamente com profissionais da Liga e da Cruz Vermelha e, também, contribuiu para a realização de um evento seguro para todos.



"Além dos nossos profissionais de prontidão, disponibilizamos viaturas 4x4 para fazer o transporte de possíveis vítimas nos locais com acessos mais difíceis. Tudo para garantir a segurança para a competição, preservando a integridade física dos atletas", destacou o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.



Para o macaense Matheus Florido, fazer parte desta edição do evento é um sonho sendo realizado. O atleta é um dos contemplados no Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes e fala sobre a importância do programa da Prefeitura de Macaé para participar de eventos como esse.


"Sou contemplado pelo Bolsa Atleta desde 2023 e, desde então, tenho tido a oportunidade de participar de diversas competições dentro e fora do estado do Rio. No ano passado, competi no Campeonato Brasileiro de Downhill em Santa Catarina e no Campeonato Brasileiro de Enduro em São Paulo. O programa vem ajudando os atletas macaenses a manterem o material esportivo em dia para irem às competições, além de auxiliar em inúmeras questões relacionadas ao esporte. É um sonho realizado ver esse evento aqui e fazer parte disso!", agradeceu Matheus.



O campeonato prossegue até a quarta etapa, que encerrará nos dias 9 e 10 de novembro na Pista do Rato em Campos dos Goytacazes. Antes, a segunda etapa da Liga Carioca de Downhill passará pela Pista da Serra Velha em junho em Magé e pela Pista do Vulcão em Casimiro de Abreu na terceira etapa em setembro. A cerimônia de premiação contempla premiação com troféu para as 3 melhores equipes do ranking. Já a equipe com a maior pontuação será premiada com a Jersey para a temporada 2025 para todos os membros.


Texto: Jornalista Álvaro Teles / fotos: Divulgação / Comunicação Macaé

Divulgação:






6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page