top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Programa IST/Aids promove ação no Centro da cidade

O objetivo da ação, que vai até 16h, é levar informação à população


Com objetivo de reforçar as ações para conscientizar a população sobre o diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis e do HIV/Aids, foi instituído o Dezembro Vermelho. Dentro desta proposta, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa IST/Aids, montou uma tenda no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora. A ação segue até às 16h.



Estão sendo realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, com resultados prontos em até 30 minutos, tudo de forma sigilosa. Tem ainda, distribuição de preservativos, feminino e masculino.



A coordenadora do programa, Sandra Barcelos, explica que o diagnóstico precoce para início do tratamento é fundamental.




“Com o diagnóstico o paciente começa o tratamento, e desta forma o vírus fica indetectável e o usuário passa a não transmitir a doença”, pontuou.



Segundo a enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), do programa, Vivian Moreira, a demanda pela procura do teste na sede do programa é grande.



“Temos um perfil bem variado de pessoas que nos procuram, sendo a maioria do sexo masculino, mas quanto à adesão ao tratamento - quando o diagnóstico é positivo - ficam em mais de 90%”, frisou.



Testagem - Para fazer o teste no Programa IST/Aids, basta fazer o agendamento, através do telefone (22) 2796-1234 ou 2796-1704 ou diretamente na sede do órgão, na Rua Alfredo Backer, 177, Centro. O atendimento acontece das 8h às 17h.



A equipe técnica do programa também fez orientação e distribuição de folhetos sobre as infecções sexualmente transmissíveis e HIV. Foi oferecida avaliação corporal com os profissionais e estudantes do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As atividades contam ainda com a participação da Cruz Vermelha e da Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Macaé / RJ



8 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page