top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Programa de Equoterapia tem confraternização de Páscoa


O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (4)


O Programa de Equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, teve uma manhã diferente nesta terça-feira (4). Os assistidos e seus familiares participaram de uma confraternização de Páscoa, com atividades como pintura corporal, lanches e distribuição de chocolates, além de muitas brincadeiras num ambiente descontraído.



Paloma de Aguiar, de 27 anos, moradora do Bosque Azul, levou o filho Pietro Kauá, de oito anos, para participar. Ele integra o programa há seis anos e era um dos mais animados. Chegou até a enfeitar o rosto. "A confraternização está excelente, as crianças estão se divertindo muito", elogiou a mãe.

A oportunidade de promover integração foi destacada pela chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, Janiane Nunes Soares. "A Páscoa é um momento importante para a socialização das crianças e das famílias", disse. O coordenador do Programa de Equoterapia, Thiago Franco, acrescentou: "Esse tipo de confraternização traz um ganho muito significativo para os atendidos e eleva a autoestima deles. Além disso, é um momento em que os pais podem trocar informações".

Profissionais que atuam no programa também participaram, assim como o coordenador do Programa de Acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PCD) nos Serviços de Transporte e na Mobilidade Urbana de Macaé, Julinho Antunes.

O Programa de Equoterapia tem 165 atendidos e funciona no Parque de Exposições Latiff Mussi, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas. O atendimento é feito a partir da faixa etária de dois anos e não tem idade limite. Por praticante a terapia é oferecida uma vez por semana, durante 30 minutos.

A Equoterapia é um método terapêutico que envolve o cavalo como instrumento transformador, utilizando uma abordagem interdisciplinar com as áreas da saúde, educação e da equitação, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência (PCDs) ou com necessidades especiais.

Os interessados em participar devem comparecer ao local pessoalmente e apresentar o encaminhamento médico que recomenda frequentar a terapia com cavalos, que é indicada em diversos casos clínicos para a melhora de postura, do equilíbrio e redução da ansiedade. Após uma triagem, a fila de espera começou a ser chamada.

O Programa de Equoterapia também funciona na serra macaense, todas as sextas-feiras, das 8h às 17h, no Parque de Exposição de Córrego do Ouro. Em breve haverá o atendimento também às quartas-feiras, devido a crescente demanda da região serrana.



* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo

Fotos: Moisés Bruno

Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



2 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page