top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Praia de Cavaleiros recebe conscientização sobre a dengue.

Equipes da Saúde entregam material educativo na orla


A Praia de Cavaleiros recebeu neste sábado (27)  uma ação de  conscientização sobre a dengue. A programação realizada ao lado do Ponto de  Informações Turísticas (PIT) contou com uma tenda em que foi realizada entrega de material educativo para crianças e adultos que passaram pela orla. 



A garotada recebeu jogos, cartilhas  alusivas à prevenção à dengue e teve contato com o  microscópio onde puderam verificar as  formas do mosquito Aedes aegypti.



A ação contou com equipes da Secretaria de Saúde; Gerência de Vigilância em Saúde juntamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica e da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas). O objetivo é alertar a população  quanto  às adoções de posturas que devem ser compartilhadas contra a proliferação do Aedes aegypti.



A tenda atraiu a atenção de crianças e adultos. Entre eles  Ana Clara Fernandes, de 7 anos. “ Eu vi o mosquito no microscópio quando é  larva. Ganhei cartilha  e aprendi que não podemos deixar a água parada e  limpa “, contou acompanhada pelos pais.  Também de passagem pelo calçadão, a ciclista Lili de Castro elogiou a iniciativa. “ Já tive dengue e os cuidados para não ter esta doença são essenciais.  Parabéns aos envolvidos pela ação”, pontuou.



Já a Secretária Adjunta de Atenção Básica. Gestor: Natália Pires Antunes fez um alerta . “Precisamos da colaboração de toda população macaense no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya . Cada um tem que fazer sua parte, principalmente dentro de casa. “O que nós queremos é que as pessoas não adoeçam. E este objetivo só é alcançado através da prevenção”, explicou.



A Gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales esclareceu que as ações de combate  continuarão  nos bairros. “ A atuação dos Agentes de Combate às Endemias continuará em prol do trabalho de eliminação e prevenção. Vale lembrar que o uso do repelente é essencial, principalmente  para quem tiver caso confirmado da dengue. “Aproveitamos para reforçar que mais de 90% dos focos de mosquito Aedes aegypti detectados em Macaé estão dentro do domicílio. A recomendação é que  não se deixe reservatórios com acúmulo de água parada”, comentou.



Ele lembra  que a Secretaria de Saúde, por meio das Gerência de Vigilância em Saúde juntamente com o Programa de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Adjunta de Atenção Básica continuarão com a capacitação de Coordenadores e representantes das unidades de Urgência, Emergência e Hospitais Públicos de Macaé voltadas para o estabelecimento de fluxos de atendimento das pessoas com suspeita e casos confirmados de Arboviroses, com ênfase na Dengue.


Sintomas - A Gerência de Vigilância em Saúde recomenda atenção aos seguintes sintomas, mais comuns na dengue:


• Febre alta, acima de 38.5ºC

• Dores musculares intensas

• Dor ao movimentar os olhos

• Mal estar

• Falta de apetite

• Dor de cabeça

• Manchas vermelhas no corpo


* Texto: Jornalista Joice Trindade /Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé /RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page