top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé planeja o segundo LIRAa de 2024

A ação terá início nesta segunda-feira (6)


A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), inicia nesta segunda-feira (06), o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. A ação acontece até sexta-feira (10) em todos os bairros da área urbana e Região Serrana, que serão divididos em 13 estratos, com a meta de vistoriar cinco mil imóveis. 


Segundo o gestor da Cevas, Luan Campos, o levantamento faz parte do trabalho de enfrentamento e combate das arboviroses. “No último levantamento os dados apontaram que 90% dos focos estavam dentro dos imóveis, em depósitos a nível do solo como caixas d´água, tambores e pratos de plantas”, disse.


Luan ressalta que é importante a população receber os agentes e ficar atenta, para evitar que seu imóvel tenha condições favoráveis à reprodução do mosquito, removendo depósitos móveis e vedando os depósitos fixos de água parada.


O objetivo do LIRAa é mapear o índice de presença do mosquito e traçar estratégias para a realização de mutirões, ações integradas, palestras educativas, entre outras. A pesquisa é executada trimestralmente e norteia as ações de controle da dengue na cidade, permitindo que sejam priorizadas as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


De acordo com o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, a estratificação é feita através de um programa do Ministério da Saúde. “Os agentes irão inspecionar os imóveis e pontos comerciais, distribuídos por todos os bairros. As amostras recolhidas serão identificadas com o endereço, o tipo de criadouro, o local onde a larva foi encontrada, se é residência, comércio ou terreno baldio”, explicou.



Solicitações e denúncias

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


* Texto: Jornalista / Genimarta Oliveira / Foto: Moisés Bruno / Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:


Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 - Imbetiba, Macaé - RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Macaé / RJ




7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page