top of page

Macaé participa de programa de fomento ao desenvolvimento regional

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 7 de fev.
  • 2 min de leitura

Lideranças da administração municipal representaram o município no primeiro encontro de 2025 do programa LÍDER. / Foto: Divulgação


Com a proposta de avançar ainda mais nas ações de desenvolvimento do município, representantes da Prefeitura de Macaé participaram, nesta quinta-feira 6), do primeiro encontro de 2025 do programa LÍDER, promovido pelo Sebrae em parceria com instituições públicas e privadas. O evento aconteceu na Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor) em Campos dos Goytacazes. O grupo reúne lideranças de nove municípios que buscam gerar autonomia e inovação territorial, promovendo a integração regional.


Neste encontro do LÍDER, a administração municipal foi representada pela chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtalli; e pelo gerente do Escritório de Gestão, Indicadores e Meta (Egim), Romulo Campos.


A ideia é fomentar o desenvolvimento regional de forma sustentável e inovadora em diversos aspectos como inovação, mobilidade, logística, turismo, agronegócio, governança, economia do mar e gestão hídrica. Para isso, as lideranças irão compor grupos de trabalho com esses temas.


O encontro reúne lideranças de Macaé, Campos, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, São Fidélis, Cardoso Moreira e São Francisco de Itabapoana.


“Macaé é um polo regional e com a retomada das atividades do programa iremos contribuir nos grupos de trabalho com foco no desenvolvimento integrado dos municípios, buscando a qualidade de vida da nossa região”, frisou Mariana Previtali.


O coordenador Regional Norte Fluminense do Sebrae, Guilherme Reche, destacou que o programa entra em uma nova fase após a capacitação das lideranças. “Estamos desde 2023 fomentando o processo de integração entre os municípios ao promovermos o diálogo e a troca de experiências de sucesso para o fortalecimento regional. Agora, temos uma expectativa alta para avançarmos nas ações pontuadas por todos representantes que buscam o protagonismo regional”, ressaltou.


O gerente do Egim, Romulo Campos, falou sobre a importância das ações. “Com a dinâmica da Região Norte Fluminense, os municípios precisam se adequar aos novos desafios. Por isso, é fundamental a integração dessas lideranças para o desenvolvimento regional. Além disso, as propostas têm uma relação com o município, que por meio do Egim desenvolve o projeto Macaé + 20 (planejamento estratégico com ações de curto, médio e longo prazo).


* Texto: Jornalista Tatiana Gama / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Macaé / RJ


Macaé / RJ



 
 
 

Comments


bottom of page