top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Memorial está preparado para receber visitantes no Dia de Finados



O Memorial Mirante da Igualdade, no Bairro Virgem Santa, está preparado para receber os mais de mil visitantes esperados para o Dia de Finados, em 2 de novembro próximo, feriado nacional, com medidas de higienização, paisagismo, segurança do espaço e acolhimento das pessoas que vão homenagear seus entes que se foram. Uma operação especial, envolvendo parceria do Memorial, secretarias e outros órgãos municipais, está sendo realizada para a celebração.


O diretor do Memorial, Júlio César de Barros, destacou que a manutenção no cemitério é feita regularmente, mas, para o Dia de Finados, os trabalhos foram intensificados nesses dias que antecedem à data para atender às demandas dos visitantes. No dia 2 haverá a tradicional missa de Finados celebrada pelo vigário episcopal do Vicariato Litoral, padre Gleison Lima da Silva. “O Memorial também está aberto para celebrações ecumênicas, com todas as religiões que quiserem usar o espaço para reconfortar as pessoas”, disse Julinho. Ele informou que, por mês, o Memorial recebe cerca de 3,5 mil pessoas.


O trabalho não para. A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) está realizando o combate aos mosquitos. O coordenador Luan Campos e equipe estiveram no Memorial nesta terça-feira (24) combatendo os focos. Agentes da Secretaria de Serviços Públicos também atuam no espaço promovendo a roçada, pintura, capina e a higienização das capelas.


Na sua gestão à frente do Memorial, o diretor destaca avanços como a pavimentação da parte externa com o asfaltamento de toda a área superior na chegada às capelas; bem como o paisagismo e a revitalização, incluindo os locais de sepultamento, que também receberam a sinalização dos jazigos. “O governo municipal está investindo na ampliação do Memorial construindo 513 jazigos dobrados (com dois andares cada) e mais 1.100 gavetas, que vão somar cerca de oito mil sepulturas”, disse.


“Trabalhamos o tempo todo com a sensibilidade das pessoas que só vêm ao espaço no momento em que perderam um ente querido e nossa equipe está preparada para realizar atendimento humanizado. Nosso serviço é essencial para a sociedade e trabalhamos para manter o cemitério sempre limpo e organizado em respeito aos que se foram e aos que perderam seus entes”, acrescentou o diretor.


O Memorial é vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura e recebe apoio de Obras, Serviços Públicos, Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Social, entre outras áreas do governo municipal que atuam em parceria atendendo às demandas do espaço.

O Dia de Finados foi instaurado pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030, e se expandiu por todo o mundo cristão como celebração de seus mortos. Mas, desde o ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a realizar missas em memória dos falecidos.

* Jornalista Elis Regina Nuffer / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page