• Jornal Esporte e Saúde

Macaé inicia nova etapa na vacinação contra a Covid-19


Vacinação na Cidade Universitária é para profissionais que atuam na assistência da saúde nas redes pública e privada

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde/Reprodução


A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta quinta-feira (4), na Cidade Universitária, uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Seguindo o Plano Nacional de Imunização, em que a primeira fase tem como uma das prioridades os profissionais de saúde, a Secretaria de Saúde segue com a aplicação de doses nos que atuam na assistência da rede pública e privada.


De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, a expectativa é imunizar, neste momento, aproximadamente 1.500 profissionais, como técnicos de enfermagem, técnicos de radiologia, psicólogos, fisioterapeuta, entre outros. Estes trabalhadores atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas, Programas de Assistência e nos hospitais da rede privada.


Hoje pela manhã, na Cidade Universitária, foram aplicadas 276 doses. À tarde, outras 210. A Secretaria de Saúde de Macaé já imunizou, ao todo, 3.632 pessoas contra a Covid-19. A Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus começou na cidade no dia 19 de janeiro.


A vacinação na Cidade Universitária segue até a próxima segunda-feira (8), às 16h, nas salas 206, 207 e 214, do Bloco A, da sede da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Todos os trabalhadores precisam levar documento com foto e CPF e/ou Cartão do SUS.


- Vacina para todos


A secretária de Saúde, Liciane Furtado, garante que a meta da prefeitura é imunizar toda a população, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde e, para isso, aguarda o envio de mais doses para que a vacinação avance. "Toda estratégia já foi montada, com equipamentos adequados para armazenamento das doses, a definição de pontos para aplicação, insumos e equipes treinadas", disse.


O município recebeu doses da Coronavac e da AstraZeneca/Oxford, além de 74 mil seringas e agulhas.


- Segunda dose


A prefeitura recebeu, na última quarta-feira (3), mais 3.120 doses da vacina Coronavac para aplicação da segunda dose. A vacinação para os profissionais que receberão a segunda dose do imunizante começa na próxima terça-feira (9), na Cidade Universitária. Os trabalhadores devem ficar atentos ao comprovante de vacinação, onde consta a data de retorno.


Já para os idosos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos, a aplicação da segunda dose será volante, como aconteceu em janeiro. As equipes de imunização irão seguir um cronograma para percorrer todas as instituições. A segunda dose deve ser aplicada num intervalo de 14 a 28 dias depois da primeira.


Mesmo com a campanha de imunização do coronavírus, os hábitos de higiene e prevenção devem continuar. A orientação é manter o uso correto da máscara, cobrindo boca e nariz, higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel 70%, e distanciamento social.


* Jornalista: Genimarta Oliveira\Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:






25 visualizações0 comentário