top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Festa do Milho fomenta turismo na Bicuda Pequena


Gastronomia, show de Vaneyse, pedal e velocross fizeram parte do evento neste domingo


Prato típico da culinária nacional, o milho está em alta e em Macaé, fomentou neste final de semana o turismo na Bicuda Pequena, região serrana. A Festa do Milho atraiu apaixonados pelas delícias gastronômicas feitas com o grão, fiéis que participaram dos shows de louvor, fé e adoração, praticantes de pedal e velocross e foi realizada no sábado (19) e domingo (20). O prefeito Welberth Rezende prestigiou a programação.

- O turismo está sendo fortalecido na região serrana, o que faz parte do programa da prefeitura de Macaé de fortalecimento do desenvolvimento econômico. Criamos um ambiente para que visitantes e turistas conheçam os distritos e localidades da região serrana, com turismo, cultura e esporte olhados por todos os lados no município. Temos cerca de 200 dias de eventos no calendário anual de eventos da cidade e hoje os visitantes e turistas estão conhecendo a beleza da Bicuda Pequena – comentou o prefeito Welberth Rezende.

Ciclista experiente avalia percurso: ‘de nível nacional’ No domingo (20), a abertura das barracas foi às 8 horas, às 9 horas foi a largada do 2°Pedal do Milho, uma prova de MTB. O experiente ciclista João Lopes avaliou que o percurso da prova de MTB na região serrana é desafiador. “Trata-se de um percurso duro, são cerca de 55 quilômetros na área da Bicuda, do Sana, com nível de prova nacional”, citou. Participaram atletas de diversos municípios do Estado do Rio como Petrópolis, Campos, Rio de Janeiro. A prova foi válida pelo ranking carioca e nacional.

Vaneyse leva louvor e adoração para crianças A cantora gospel Vaneyse foi a atração musical deste domingo. “Está boa demais esta festa”, disse Vaneyse. Ela é uma cantora gospel, que atua no ministério infantil há cerca de 15 anos. Tem algumas músicas de sucesso com milhões de views no YouTube. Lançou dois álbuns e vários singles pela gravadora MK Music. Em sua apresentação, ela cantou, fez interações e também levou uma mensagem bíblica para as crianças, sempre com um convite para que eles se tornem também amiguinhos de Jesus. A música de maior sucesso da artista se chama "Hit da Formiguinha" com mais de 22 milhões de acessos, no canal da gravadora MK. Vaneyse também é apresentadora de um programa infantil, que vai ao ar todo sábado, às 11 horas, na Rádio 93FM, a maior rádio gospel do RJ, que pertence ao Grupo MK. Às 13 horas de domingo começou o quarto circuito de velocross na pista do próprio evento.

Beleza natural e atrativo gastronômico

Pamonha, papa, canjica branca, broa de milho, pudim de milho, suco de milho, bolo de pote, mousse, angu a baiana, caldo verde, caldo de aipim, feijão tropeiro, dobradinha, mocotó, hambúrguer, batata frita, salgados, pastel e caldo de cana foram alguns alimentos comercializados nas barracas que atraíram os visitantes para a Bicuda Pequena, conhecida pela beleza de suas cachoeiras e vegetação nativa. O idealizador da Festa do Milho é o pastor da Assembleia de Deus, Alcione Alves Ribeiro. Ele conta que há 11 anos “sentiu a necessidade” de criar o evento. “Nasci em Cruzília, no Sul de Minas Gerais, meus pais eram produtores, plantavam milho, feijão, arroz e após morar na área central de Macaé por seis anos, fui para a Bicuda e passado o tempo senti o desejo de fazer a festa para incentivar o pequeno e o médio produtor da região", considerou. Alcione lembra que a festa começou com poucas pessoas e hoje aquece o turismo na região serrana. “Agradeço a prefeitura por apoiar com estrutura, isso nos trouxe tranquilidade”, ressaltou, pontuando a importância da festa para movimentar a região serrana. A comercialização das comidas típicas é realizada pelos membros da Assembleia de Deus da Bicuda Pequena. “É uma festa beneficente e ficamos muito felizes com a participação de todos os membros, visitantes e turistas”, informou o também organizador Lucas Gonçalves.

* Texto: Janira Braga / Fotos: Divulgação e Erson Rodrigues /

Divulgação:



Macaé / RJ



Macaé / RJ






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page