top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Fórum de Proteção à Mulher aborda criação de acolhimento sigiloso




A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, a coordenadora do CEAM, Nathalia Mustafa e parte da equipe da pasta participaram nesta quarta-feira (24) do V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Búzios. O encontro tem como objetivo a criação integrada de iniciativas que fortaleçam a rede de proteção feminina na região.


Ao todo, estiveram presentes 14 municípios, incluindo Macaé e a anfitriã Búzios. São eles: Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaperuna, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São Pedro da Aldeia. Nesta quinta edição, o fórum contou ainda com a presença da secretária Estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, e equipe.


Na ocasião, a gestora estadual reafirmou o compromisso de articulação com o governo federal, no sentido de garantir respostas rápidas às propostas estabelecidas pelos municípios. “Saímos com uma agenda cheia de provocações pertinentes para que possamos cada vez mais fortalecer a rede de proteção à mulher em todo o nosso Estado. Não podemos mais tolerar nenhuma violação dos nossos direitos, é a nossa prioridade”, afirmou Heloisa Aguiar.



Entre as questões tratadas no encontro, foram definidos três temas principais que servirão como base para orientar os próximos passos a partir de grupos de trabalho estabelecidos entre os municípios. A proposta é construir estratégias, através de diálogos, que atendam às demandas de cada cidade, além de fortalecer a rede por meio da participação integrada.


Os temas definidos foram: regionalização da Casa Benta Pereira (serviço de acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência); implementação da Casa da Mulher Brasileira de forma regionalizada e assessoramento técnico aos municípios.


Para a secretária de Políticas para Mulheres de Macaé, os encontros, realizados a cada dois meses em cidades diferentes, têm contribuído para consolidar a parceria entre as gestões municipais e com o governo do Estado.



“Avançamos muito enquanto município, conhecendo as boas práticas de trabalho desenvolvidas nas outras cidades, assim como avançamos enquanto coletividade. Temos pontos em comum que são fortalecidos quando nos unimos”, avalia Sheila Juvêncio.


O próximo fórum será realizado em julho, na cidade de Saquarema.


* Jornalista: Cris Rosa / Fotos: Divulgação / Prefeitura de Macaé


Divulgação:


Macaé / RJ





Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page