top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Começa a Conferência Municipal de Saúde



Com a temática “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foi aberta na manhã desta quinta-feira (2), a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Macaé. O evento segue nesta sexta-feira (3), das 9h às 12h, na sede da Câmara Municipal de Macaé.



Durante a solenidade de abertura, o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, frisou a importância da conferência para a melhoria da qualidade de vida da população e do ambiente de trabalho dos profissionais. “Estamos trabalhando para reestruturar a rede e levar serviços para toda população. Ainda neste semestre, teremos três consultórios móveis voltados para odontologia, saúde da mulher e do consultório de rua”, anunciou. Ele ainda agradeceu toda equipe organizadora do evento e a participação da sociedade neste momento de decisão na política de saúde.



A secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, acrescentou a importância da conferência como espaço democrático. “Este é um momento dos usuários e toda sociedade decidir o que for melhor para Macaé”.



A coordenadora-geral da comissão de organização da 15ª Conferência Municipal de Saúde, Cynthia Losada, ressaltou que esta é uma oportunidade de discussão, troca e debates. “O que estamos fazendo aqui é agir. Saímos do plano teórico para que o desejo se torne real”.

Na ocasião, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Reginaldo do Hospital, que representou o Legislativo e o presidente da Câmara Municipal, Cesinha, pontuou algumas indicações de sua gestão, voltadas para a saúde.



O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Paulo Pires, reforçou que a Conferência de Saúde é um espaço democrático para o controle social do SUS. “Todos os municípios devem fazer suas conferências, pois é uma oportunidade de ver o que queremos e melhorar o que temos. Que todas as propostas que possam ser concretizadas”, falou.


Quem também fez parte da mesa de abertura foi o apoiador regional do Conselho de Saúde do Norte e Noroeste, Paulo Valadares. “Sem vocês não há Conselho de Saúde. Milhares de pessoas dependem das propostas definidas nesta plenária”, declarou.


Ao longo do dia foram realizadas palestras para nortear os grupos de trabalho, que irão acontecer na manhã de sexta-feira (3).


Programação – sexta-feira (3)


9h às 10h – Formação de grupos de trabalho e elaboração de propostas

10h – Intervalo

10h15 – Plenária final – Consolidação das Diretrizes, Relatório preliminar, eleição dos delegados e moções

12h – Encerramento.


* Jornalista: Genimarta Oliveira /Fotos: João Barreto / Comunicação Macaé


Divulgação:





















9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page