top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé celebra Arduino Day


Equipes se reúnem na Cidade Universitária


Macaé celebrou neste sábado (25), o Arduino Day 2023, na Cidade Universitária. A programação internacional também está acontecendo neste mês em vários países. O objetivo é compartilhar experiências do Arduíno, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre. O município é o único da região a receber o evento, que reuniu cerca de 50 alunos de oito equipes de Macaé, Rio das Ostras e Campos. Na oportunidade eles comemoraram a data com a apresentação de nove projetos específicos. Macaé é reconhecida como um dos municípios que mais cresce no estado do Rio na área da robótica educacional. A atividade envolve escolas municipais, integrando diretamente estudantes e profisisonais nos espaços escolares e #Inovareaprender.



Alunos do Ensino Fundamental ao Médio (equipe do Colégio Municipal Natalio Salvador Antunes) se reuniram na explanação de projetos. Entre eles estavam os irmãos Nicolas e Isabela Umbelino. Os estudantes da Escola Municipal Eda Moreira Daflon fizeram questão de admirar outros projetos e se preparar para as apresentações. Orgulhoso, o pai Tiago Umbelino destacou que após participar da Robótica nas escolas, os filhos ficaram mais antenados. “Eles se interessam por tecnologia, raciocínio lógico. Estou maravilhado com tudo que eles estão aproveitando. O projeto está de parabéns”, falou.



Em Macaé, o evento contá com apoio da equipe do #Inovareaprender. A professora idealizadora do programa e designer educacional, Luemy Ávila, afirma que Macaé está se fortalecendo na área da inovação.



"A realização do 'Arduino Day' em Macaé também é destaque na organização do Dia D. Esta programação promove a troca de conhecimentos sobre os protótipos feitos em arduino, que contribui nos conhecimentos e experiências deste público apaixonado por tecnologia e interessado na inclusão digital", explica.



Já as oficinas ligadas ao tema “Ardíno” foram ministradas pelas instrutoras Gilmara Santos, Regina Junqueira e Erica Sheffel. O projeto Hubnf da Universiudade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) levou realidade virtual e suas experiências para o Ardyno Day. Artur Lemos e Manoel de Souza, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel foram acompanhados pelo professor Luiz Naccif Junior . Eles apresentaram projetos e elogiaram a oficina.



“Saber sobre simulação virtual do arduíno é incrível”, falaram.



O professor de Matemática de Rio das Ostras, Pablo Peres, reconheceu que a programações como estas são essenciais.



“Com certeza, a robótica e programação permite que as aulas sejam diferenciadas”, citou.



A programação contou com palestras, oficinas e exposições sobre temas atuais da tecnologia, como robótica, realidade virtual, ternet e automação. Atualmente, o Arduino é conhecido e utilizado no mundo todo e sua criação é celebrada em cerca de cem países. O Arduino Day é um evento que celebra a criação da plataforma de hardware livre Arduino, criada em 2005, na Itália. De acordo com registros, o baixo custo e a manipulação acessível deste dispositivo revolucionaram o desenvolvimento e controle de sistemas interativos, tornando a computação física acessível a todos.



Vale lembrar, que o lab #Inovareaprender funciona na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


* Jornalista: Joice Trindade / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page