top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Celebração a Iemanjá é realizada com cortejo

Lideranças religiosas, adeptos e simpatizantes participaram do cortejo neste domingo (4)


A orixá dos mares e protetora dos pescadores, Yemanjá, foi celebrada com o cortejo e entrega de presentes na manhã deste domingo (4). O evento foi organizado pela União dos Terreiros e Casas de Cultos Afro-brasileiros de Macaé (UTECAB) e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.



A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, destacou a importância do encontro onde pessoas que são de religiões afro-brasileiras, possam se expressar e demonstrar a sua fé.



“Que esse movimento possa crescer ainda mais e que possamos estar unidos para reverenciar os nossos orixás. A união e a organização nos fortalecem e que possamos agradecer à Iemanjá e pedir paz, saúde, prosperidade e união para todos os povos”, enfatizou.



A responsável pela União dos Terreiros e Casas de Cultos Afro-brasileiros de Macaé (UTECAB), Kátia Magalhães, conta que esse é o 13º cortejo a Iemanjá. “O seu dia é no dia 2 de fevereiro, mas resolvemos fazer essa homenagem neste domingo (4), para ter mais participação dos terreiros de Macaé, uma vez que muitos estavam ocupados e não poderiam comparecer se fizéssemos no dia mesmo”, conta.



Ela acrescentou ainda a importância de presentear a Yemanjá, com produtos que não prejudiquem o meio ambiente. “Fazemos essa conscientização, afinal ela é a rainha do mar, e de lá sai o peixe e o petróleo”, acrescentou.



A concentração do cortejo foi em frente à Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores (Rua Sacramento, 63), e percorreu em cortejo até o Mercado de Peixes, onde aconteceram as entregas dos presentes à Iemanjá.


O município de Macaé possui a Lei Municipal 012/2013 do ano de 2013, que institui o dia 2 de fevereiro o Dia Municipal de Iemanjá.  Para fechar o dia de celebração foi realizada uma apresentação de samba com o Regional do Biguá.


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / FotoS: Ana Chaffin / Comunicação Macaé






9 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page