top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Ações marcam Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais


Orientações e testagem de hepatites, sífilis e HIV estão sendo oferecidas na Praça Washington Luiz


A Secretaria de Saúde de Macaé realizou, nesta quinta-feira (27), na praça Washington Luiz, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28). Além desta data, o mês de julho (Julho Amarelo), é dedicado à conscientização, prevenção e controle da doença.


A ação na praça segue até às 15h, com distribuição de folheto explicativo, orientações e testagem de hepatites, sífilis e HIV. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, o objetivo da ação é chamar atenção da população para as hepatites virais, principalmente a população acima dos 40 anos. “O teste tem resultado em 20 minutos. Caso a pessoa teste positivo ela será encaminhada para o tratamento adequado com infectologista”, explicou.

Ela ressaltou que a hepatite C tem tratamento e cura. Já a hepatite B possui vacina disponível na rede pública, com três doses, inclusive, é recomendada para gestantes. “Os recém-nascidos devem ser vacinados ainda na maternidade. Só com exames de sangue específicos é possível saber se a pessoa está ou não com o vírus. O diagnóstico precoce é importante para uma boa resposta do tratamento”, disse.

Em Macaé, a população pode encontrar o teste rápido em diversas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Hospitais Públicos e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).



Dentro do mês do Julho Amarelo, a Secretaria de Saúde também realizou a capacitação dos médicos com foco no diagnóstico e manejo dos tratamentos.

Também atuaram as equipes dos Programas de Vigilância Epidemiológica, e de IST/Aids e de Saúde do Trabalhador, que estavam falando sobre o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho (27). Hepatite A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites virais podem ser transmitidas pelo contágio fecal-oral, especialmente em locais com condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos; pela relação sexual desprotegida; pelo contato com sangue contaminado, através do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfuro-cortantes; da mãe para o filho durante a gravidez (transmissão vertical).

* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:






Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page