top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Lula, governadores e ministros descem rampa do Planalto e caminham juntos até a sede do STF

Grupo foi ver de perto a destruição causada pelos atos antidemocráticos


Lula caminha com governadores a sede do STF / Ricardo Stuckert/PR

Após a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os 27 governadores do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a presidenta do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e o senador presidente em exercício, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), todos caminharam a pé até a sede do Supremo para verem a destruição na sede causada pelos atos antidemocráticos de bolsonaristas no domingo, 8. A ação simbólica aconteceu nesta segunda-feira, 9, um dia após a invasão de golpistas na Praça dos Três Poderes e a depredação os prédios públicos do Palácio do Planalto e os prédios do Congresso e do Supremo.


Lula e 7 governadores foram ver a depredação do STF / Ricardo Stuckert /PR


Estou com muita raiva do que aconteceu aqui. Esse gesto de vandalismo nunca deveria ter acontecido. Nós não vamos dar trégua até descobrir os responsáveis, quem financiou tudo o que aconteceu nesse país", disse Lula a jornalistas ao deixar a sede do STF, o espaço mais depredado pelos vândalos. O ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso disse a jornalistas que a caminhada representa a "pluralidade que esteve presente na reunião de todos os governadores, representa um país que precisa se reerguer depois de um momento extremamente destrutivo que nos envergonhou perante o mundo".


Nas redes sociais, o assunto foi muito comentado e Lula, exaltado. A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, publicou imagens do momento e disse que "representa o nosso propósito no governo".

A deputada federal do Acre, Perpétua Almeida, comentou: "É simbólico que Lula subiu a rampa com o povo brasileiro e desceu com os 27 governadores, a presidente da Suprema Corte, do Senado e da Câmara dos deputados."


O deputado federal de São Paulo, Carlos Zarattini (PT), se referiu ao ato como "histórico". A cientista política Nailah Neves publicou: "Lula sendo um grande político fez a reunião com os governadores ser transmitida ao vivo. Assim todos os governadores vão ter que repudiar os atos antidemocráticos e vai ficar registrado os compromissos de cada estado. Transparência que chama."


O professor Ricardo Pereira escreveu: "O Lula reunindo os governadores de todos os estados, caminhando com eles pelos prédios destruídos, deu materialidade ao slogan "União e Reconstrução". Com isso, quem não está unido à Lula e ajudando a reconstruir o país vira imediatamente inimigo da democracia. Lula é gênio."

"Ontem bolsonaristas tentaram derrubar a democracia. Hoje o Lula reuniu 27 governadores e desceu a rampa do Palácio do Planalto de braços com eles em defesa da Democracia num verdadeiro 'ninguém solta a mão de ninguém'", disse o também professor, Pedro Ronchi.


Reunião com governadores


Lula convocou a reunião e todos os governadores foram à Brasília nesta segunda-feira (9). No encontro, o presidente disse a eles que irá encontrar os financiadores dos atos e que irá reconstruir o que foi depredado. "Não é possível um movimento durar o tempo que durou na frente dos quartéis se não tiver gente financiando. Vamos investigar e vamos chegar a quem financiou. Foi muito difícil conquistarmos a democracia nesse país. Precisamos aprender a conviver democraticamente na diversidade. Eles queriam golpe, e golpe não vai ter. Não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos”, disse o chefe do Executivo. O presidente afirmou também que a Polícia Federal "negligenciou" os atos golpistas e agiu com "conivência". "Tive que tomar uma atitude forte, porque a polícia de Brasília negligenciou, a inteligência de Brasília negligenciou as invasões [...] No dia da minha diplomação a polícia militar de Brasília acompanhava as pessoas tacando fogo em ônibus, havia uma conivência explícita da polícia apoiando os manifestantes", disse Lula.


* https://odia.ig.com.br / * Com informações do IG


20 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page