top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Literatura brasileira é destaque no 13º Encontro de Contadores de Histórias


As obras de Jorge Amado permearam apresentações


O auditório Marielle Franco, bloco D da Cidade Universitária, foi palco da união entre arte, poesia e literatura, nesta quarta-feira (26), durante o 13º Encontro de Contadores de Histórias de Macaé. O projeto “Onde um Rio de Gente se Encontra com um Mar Histórias" apresentou "Entre Leituras e Travessias: Partilhas", com participação do professor especialista em Jorge Amado, Pedro Dorneles.



O encontro foi aberto pela professora e contadora de histórias, integrante do Grupo HistoriArte, Margarida Barcelos, seguida pela contação de "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, feita por Conceição de Maria.



Gisele Souza, coordenadora do Programa de Leitura, da Superintendência de Educação Integrada, da Secretaria Municipal de Educação, destacou a satisfação com a realização do 13º Encontro. "É com muita alegria que estamos aqui reunidos em prol dessa arte, que também é uma ferramenta de valorização da nossa cultura", frisou.


Pedro Dornelles falou sobre a importância da leitura oral para o confronto das injustiças, tendo como base as obras de Jorge Amado, citando clássicos do escritor brasileiro, como "Capitães de Areia" e "Mar Morto". "As narrativas presentes na literatura de Jorge Amado tentam, de alguma forma, interpretar o Brasil, colocando em destaque grupos e pessoas marginalizadas em nossa sociedade", apontou Pedro que é Doutorando em Literatura, Mestre em Literatura Brasileira e Teoria Literária e especialista em Literatura, Memória, Cultural e Sociedade.

O Encontro contou ainda com uma roda de histórias com a participação de: Shirlene Jardim, Mariucha Corrêa, Julia Soares, Adilson Araújo, Graça Colombin, Francisca Katia, Ilza Medeiros, Denise Porfírio, Sarah Medeiros, Graça Morenah, Kátia Magalhães, Graziella Mélis e Dalete Fernandes.

O 13º Encontro de Contadores de Histórias foi organizado pelo Grupo HistoriArte, do Programa de Leitura da Superintendência de Educação Integrada, da Secretaria Municipal de Educação.


* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo

Fotos: Divulgação


Divulgação:




Macaé - RJ



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page