Vaa é um dos termos usados para designar uma embarcação na polinésia. Essas embarcações foram fundamentais para ocupação das ilhas do Pacífico. Há mais de um século, o Vaa começou a ser praticado como esporte e se espalhar pelo mundo.
No Brasil, começou a ser praticado por adultos, mas nas últimas décadas tem sido cada vez mais praticado por jovens. Adolescentes, mas também crianças, passaram a adquirir o hábito de remar em canoas polinésias, coletivas e individuais.
No último fim de semana (6 e 7 de julho de 2024) aconteceu o Campeonato Estadual de Sprint, organizado pela Federação de Vaa do Estado do Rio de Janeiro, a maior do país. Macaé teve uma representação importante, de um aluno da escola pública, que rema há menos de um ano, e obteve um resultado significativo.
Leandro Mendes de Souza Filho tem 15 anos, e apresentou um desempenho surpreendente nas provas. Justamente quando houve a maior participação da história de remadores da categoria Junior Sprint é um campeonato de curta distância, com baterias eliminatórias. Ele disputou duas delas para alcançar a final. E teve um belíssimo aproveitamento. Consagrou-se o quarto melhor remador do estado, em sua categoria (sub-16).
Embora não fosse conhecido, Leandro chamou atenção de organizadores e locutores ao longo do evento. Conseguiu estar próximo dos mais experientes quase todo o tempo. A diferença entre seu tempo, e o terceiro colocado na fina,l foi de menos de 1 segundo.
Leandro faz parte do Projeto Canoa Vela Jovem Macaé Junior, e contou com a torcida de todos e todas que fazem parte do clube. Esteve ao lado de grandes campeões, e principalmente, ao lado dos pais, que o apoiaram incondicionalmente.
O Projeto, organizado pela professora Cristiane Montebello, acontece todos os sábados das 8h às 10h, em Imbetiba. É aberto a todos os alunos da escola pública, do ensino fundamental II e Médio.
* Comodora Vela Jovem Macaé
parabéns pela notícia 🫡🚣