top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Lagoa de Imboassica sedia última etapa do Circuito de Canoa Havaiana 2023


Sensação térmica que chega a 40 graus marca a quarta e última etapa do Circuito de Canoa Havaiana 2023


Famosa por sua beleza natural, pôr do sol e gentil por receber práticas esportivas aquáticas e atividades de lazer em seu corpo hídrico, a Lagoa de Imboassica sediou neste domingo (12) a quarta e última etapa do Circuito Va’a Costa do Sol de Canoa Havaiana 2023, em um calor de 36 graus com sensação térmica de 40 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



De acordo com o organizador do evento, Carlos Paiva, cerca de 40 clubes participam do Circuito, remadores do Rio até Campos, além de outros do Espírito Santo (ES).



Maria da Penha veio de São Pedro da Aldeia e destacou os benefícios da prática como melhora da postura e da resistência muscular. “Remar é tudo, faz bem para a saúde e movimenta o corpo”, atestou, informando que a equipe assistiu ontem às disputas e neste domingo veio competir.



Lana Tunaez veio de Búzios para o circuito. “A Lagoa é ótima para a prática”, disse. Também de Búzios, Édson Garcia competiu na OC6 e contou que sua equipe está disputando em diversas categorias. “A água está parada, hoje é dia de fazer força com os demais atletas do clube”, comentou



Lana Tunaez veio de Búzios para o circuito. “A Lagoa é ótima para a prática”, disse. Também de Búzios, Édson Garcia competiu na OC6 e contou que sua equipe está disputando em diversas categorias. “A água está parada, hoje é dia de fazer força com os demais atletas do clube”, comentou



No sábado (11) participaram as canoas de um e de dois lugares, chamadas V1, OC1 e OC2. No domingo entraram as canoas grandes, de 14 metros, de seis remadores, as chamadas OC6.



Dentro dessas categorias, disputam as modalidades máster 40, máster 50 e máster 55 anos. Outras duas categorias têm a idade liberada: a open e a super open. Outra categoria do Circuito Va’a Costa do Sol de Canoa Havaiana 2023 é a Júnior, dividida em sub 16 e sub 19. Nas categorias de adultos, há divisão entre masculina, feminina e mista.



- Neste final de semana temos a última etapa do circuito, é um grande evento de sucesso que já está no calendário municipal. Vemos que os participantes têm domínio das técnicas e como secretaria de Esportes, estamos aqui para apoiar essa modalidade que estimula novos praticantes, beneficiados com a melhoria da autoestima, a socialização e todo o condicionamento que a canoa havaiana proporciona – ressaltou o secretário de Esportes, Marvel Maillet.



Perfil no instagram de algumas equipes participantes: @aldeiavaa; @maricahaa; @macalohavaa; @elitevaa_buzios; @mpsbuzios; @makanibuzios; @loko_vaa; @velajovemmacae; @kanaloa_vaasaquarema; @saquahoe; @mahalohoe; @maluhiawaa; @escoladecanoagemdayonerossi; @crispy.koa.vaa; @kwanita.vaa; @goodvaaibes; @projeto.zezinho; @maikaihoacanoagem; @hokuvaa; @tritao_canoa; @cabofriolokomaikai; @macaehoe. A LAGOA - A Lagoa de Imboassica tem uma área de cinco quilômetros quadrados, faz limite com o município de Rio das Ostras e está a 11,5 quilômetros do Centro da cidade. De acordo com a Lei Municipal 3013/2007, não é permitido o uso de embarcações motorizadas, salvo de uso oficial. ORIGEM – A Canoa Havaiana é um nome nacionalizado para denominar o esporte, que surgiu na região do triângulo polinésio e originalmente é conhecido como Va’a (Tahiti), Wa’a (Hawai) ou Waka (Nova Zelândia).

* Texto: Janira Braga / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page