top of page
Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Importância da nutrição e alimentação para a saúde

Foto: Reprodução internet


Você já parou para pensar em como anda a qualidade da sua alimentação? O Dia Mundial da Saúde e Nutrição, foi celebrado em 31 de março, é a oportunidade ideal para refletirmos sobre o cuidado que estamos tendo com o que comemos e, consequentemente, com o nosso corpo e a nossa saúde. Mas, afinal, o que é a nutrição e qual a importância dos bons hábitos alimentares? 


A nutrição é um processo biológico que utiliza o alimento como fonte de energia para que o nosso corpo execute as suas funções vitais. Quando comemos, transformamos os alimentos em substâncias chamadas de nutrientes, por meio da digestão. Esses nutrientes são absorvidos e ajudam no crescimento e desenvolvimento do nosso organismo, e estão diretamente interligados com a nossa qualidade de vida. 


Quando consumimos os alimentos corretos, o nosso corpo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para manter-se em pleno funcionamento, ajudando a prevenir diversas doenças, como a anemia, diabetes e a obesidade. Do contrário, uma alimentação ruim é capaz de ocasionar prejuízos à saúde e proporcionar o surgimento de enfermidades. Vale ressaltar que a nossa saúde mental também é diferentemente afetada pela nutrição. 


Em cada fase da vida, o corpo humano possui necessidades nutricionais distintas. As boas práticas que envolvem uma boa alimentação começam desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Até os dois anos, a amamentação pode ser feita de forma complementar, junto a outros alimentos.  


Estudos revelam que uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso. O excesso de peso é extremamente danoso para a saúde, gerando maior propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, refluxo esofágico e tumores de intestino. 


Por essa razão é tão importante que, a começar por essa fase, a alimentação seja tratada com cuidado, já que é no início da vida que ocorre a formação, crescimento e desenvolvimento celular, e também é quando as informações genéticas são gerenciadas. Para uma boa nutrição, é necessário uma dieta regrada e equilibrada, que busque fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo. De forma prática, uma boa alimentação é composta por macro e micronutrientes. 


O que são os macronutrientes? 


Os macronutrientes são os nutrientes responsáveis por fornecer força para que o nosso corpo se mantenha ativo. Considerados indispensáveis para a alimentação diária, os carboidratos, as gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo e responsável por várias funções metabólicas. Quando ingerido, ele é quebrado em pedaços menores e transformado em açúcares simples, como a glicose. 


Uma dieta com baixo consumo de carboidratos traz prejuízos ao funcionamento do corpo e sintomas como fraqueza, cansaço, dificuldades de concentração, dores de cabeça e tontura. Os carboidratos podem ser encontrados em grãos, vegetais e açúcares, sendo as principais fontes os alimentos ricos em amido, como pães, macarrão, batata, mandioca, arroz e cereais. 


As proteínas são responsáveis por diversas funções no corpo humano, como a produção de hormônios, enzimas e anticorpos. Elas atuam na reestruturação de proteínas corpóreas, contribuindo com a produção de fluidos como muco, leite materno e esperma, e ajudam na construção de tecidos como pele e músculo. Esses nutrientes podem ser encontrados nos seguintes alimentos: carne de boi, frango, peixe, leite, ovos, queijos e leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, tofu, quinoa, nozes, espinafre, brócolis e aspargo, dentre outros. 


Já as gorduras agem como isolantes térmicos e compõem estruturas das nossas células. Assim como os carboidratos, elas são de extrema importância para o organismo, atuando como fonte de energia para o nosso corpo, no transporte de nutrientes e na produção de hormônios. Apesar dos benefícios, o consumo de gordura deve ser equilibrado. Os alimentos que são as principais fontes desse nutriente são óleos, manteiga, queijos, carnes, gema de ovo, peixes como o atum e sardinha, e frutos do mar.


O que são os micronutrientes? 


Os micronutrientes são os nutrientes dos quais o corpo precisa em menor quantidade, mas que ainda assim são indispensáveis para que o nosso organismo desempenhe as suas funções básicas, como a metabolização dos alimentos e a produção de energia, hormônios, enzimas e outras substâncias essenciais. São elementos que compõem os micronutrientes as vitaminas e os sais minerais. 


Os sais minerais fazem parte da composição orgânica estrutural e são fundamentais para a função fisiológica do nosso corpo. Da mesma forma, as vitaminas também não devem ser deixadas de fora da nossa alimentação, principalmente em gestantes, crianças e idosos. A deficiência de micronutrientes pode provocar uma série de problemas no corpo. Confira alguns micronutrientes:

  • Cálcio

  • Potássio

  • Sódio

  • Ferro

  • Zinco

  • Ácido fólico

  • Vitamina A

  • Vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12)

  • Vitamina C

  • Vitamina D

  • Vitamina E

  • Vitamina K


Para garantir que o seu corpo esteja recebendo a quantidade correta de macro e micronutrientes, é necessário ter uma dieta diversificada, com alimentos de todos os grupos e rica em frutas, legumes, vegetais, grãos e proteínas. Uma boa dica é planejar a sua alimentação, buscar sempre variar as fontes de nutrientes, não pular refeições e não esquecer de beber bastante água. E caso precise de ajuda para estabelecer novos hábitos alimentares, procure um nutricionista.



Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Macaé / RJ


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page